A distribuidora Filmes do Estação apresenta no Festival do Rio um conjunto inédito de obras nacionais e internacionais.
Na Première Brasil, a distribuidora apresentará o longa de ficção, "Malu”, de Pedro Freire, que participou de Sundance deste ano. Serão exibidas, ainda, as produções internacionais: o longa de ficção “Uma Bela Vida”, de Costa-Gavras, e os longas “Pedaço de Mim”, de Anne-Sophie Bailly, e “Clandestina”, de Maria Mire, ambos com a presença das diretoras. Também a exibição da premiada ficção indiana “Sempre Garotas” e do documentário/ficção francês “Loucos por Cinema!”.
Diretora do documentário “Clandestina”, a portuguesa Maria Mire estará presente a sessão do seu filme como convidada do Festival, assim como a francesa Anne-Sophie Bailly, que dirigiu o longa de ficção “Pedaço de Mim” (Mon inseparable).
Fundada em 1990, a distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, é responsável por lançamentos de grandes sucessos brasileiros e internacionais. No Brasil, foram cerca de 300 lançamentos em salas de cinema, além de se especializar também no relançamento de inúmeros clássicos.
LANÇAMENTOS EM 2024
A Filmes do Estação, em 2024, retornou às atividades com o propósito de continuar a formar novas gerações de amantes do cinema. “Temos no DNA a paixão pelo Cinema Brasileiro e pelo cinema independente mundial, e queremos levar os filmes que lançamos o mais longe possível, fazer deles sucessos, e contribuir para um mercado audiovisual mais diversificado.”, declara Adriana Rattes. Entre os filmes já lançados em 2024 estão: “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “De Pai Pra Filho”, de Paulo Halm, e “O Diabo no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa.
DESTAQUES FESTIVAL DO RIO
PREMIÈRE BRASIL: COMPETITIVA LONGAS – FICÇÃO
“MALU"
Por Pedro Freire
Após estrear mundialmente no Festival de Sundance e ser exibido no New Directors New Films, prestigiado festival de Nova Iorque, “Malu” terá sua primeira exibição na mostra competitiva do Festival do Rio. Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa estrelado por Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte e Átila Bee, é livremente inspirado na vida da atriz paulista Malu Rocha, mãe do diretor Pedro Freire, e acompanha uma mulher ousada e forte, que tenta fazer tudo dar certo apesar de suas emoções violentas. O filme foi descrito como “um belo drama ao estilo Cassavetes” pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire.
Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
Sessões:
Quinta, 10/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 4, com presença do diretor.
Quinta, 10/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 5, com presença do diretor.
Sexta, 11/10, às 16:30, no Cine Odeon – CCLSR.
Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee
FILMES ESTRANGEIROS
Mostra Panorama
“CLANDESTINA”
Documentário
Direção de Maria Mire
Sinopse: Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulhamos no passado e acompanhamos a vivência de uma jovem artista.Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política. Através do anacronismo temporal, CLANDESTINA é como uma missiva a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História se estar a repetir.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 21:00, no Estação NET Rio 4.
Sábado, 05/10, às 20:45, no Estação NET Gávea 3, com presença da diretora.
Quarta, 09/10, às 14:00, no Estação NET Rio 5.
Segunda, 14/10, às 19:00, no Estação NET Rio 5.
BIO DA DIRETORA
Maria Mire (Maputo,1979). Vive e trabalha em Lisboa. O trabalho artístico e de investigação que desenvolve é sobretudo centrado nas questões da percepção da imagem em movimento. Doutorada em Arte e Design pela FBAUP em 2016, com a tese “Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das Artes Plásticas”.
“LOUCOS POR CINEMA!” (Original: Spectateurs!)
Documentário/ficção
Direção Arnaud Desplechin
Festival de Cannes 2024 – Special Screening
Sinopse: O que significa ir ao cinema? Por que as pessoas vão há mais de cem anos? Decidi celebrar os cinemas e sua magia múltipla. Então segui os passos do jovem Paul Dédalus, como se estivesse na história de maioridade de um cineasta. Memórias, ficção, descobertas se unem numa torrente irreprimível de imagens.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 13:45, no Kinoplex São Luiz 4.
Domingo, 06/10, às 16:30, no Estação NET Botafogo.
Quinta, 10/10, às 21:15, no Cinesystem Praia de Botafogo 5
Sábado, 12/10, às 15:30, no Estação NET Gávea 3.
Quarta, 16/10, às 14:45, no Estação NET Gávea 5.
Mostra Expectativa
“UMA BELA VIDA” (Original: Le Denier Souffle)
Ficção
Direção: Costa-Gavras
Seleção oficial Festival de San Sebastian 2024
Foto
Sinopse: Numa espécie de diálogo filosófico, o doutor Augustin Masset e o renomado escritor Fabrice Toussaint discutem a vida e a morte... Um turbilhão de encontros em que o médico é o guia e o escritor, seu passageiro, levou a enfrentar seus próprios medos e angústias... Uma poética onde cada paciente é um livro de emoções, risos e lágrimas… Uma viagem ao coração pulsante de nossas vidas.
Sessões:
Sábado, 05/10, às 14:00, no Cinesystem Praia de Botafogo 1.
Terça, 08/10, às 17:00, no Estação NET Gávea 5.
Sexta, 11/10, às 19:00, no Cinesystem Praia de Botafogo 1.
Domingo, 13/10, às 21:15, no Estação NET Botafogo 1.
“SEMPRE GAROTAS” (Original: Girls Will Be Girls)
Ficção
Direção: Shuchi Talati
Prêmio Especial do Juri de Melhor Atriz - Festival de Sundance 2024
Prêmio do Público de melhor filme - Festival de Sundance 2024
Sinopse: Em um rigoroso internato situado no Himalaia, Mira, de 16 anos, descobre o desejo e o romance; mas seu despertar sexual e rebelde é interrompido por sua jovem mãe, que nunca conseguiu amadurecer.
Sessões:
Sexta, 04/10, às 21:15, no Cinesystem Praia de Botafogo 5.
Segunda, 07/10, às 13:45, no Kinoplex São Luiz 4.
Sábado, 12/10, às 16:30, no Estação NET Botafogo 1.
Domingo, 13/10, às 15:45, no Estação NET Gávea 3.
Terça, 15/10, às 18:15, no Estação NET Gávea 2.
Bio da diretora:
Shuchi Talati é uma cineasta indiana cujo trabalho desafia narrativas dominantes em torno da sexualidade feminina, do género e da identidade do Sul da Ásia. Ela se formou no American Film Institute e dirigiu vários curtas premiados. Girls Will Be Girls é seu primeiro longa.
“PEDAÇO DE MIM” (Original: Mon Inséparable)
Ficção
Direção Anne-Sophie Bailly
Seleção oficial Mostra Orizzonti Festival de Veneza 2024
Sinopse: Mona mora com seu filho adulto, Joël, que é autista, como dizem. Ele trabalha em um instalação especializada e ele está por sua colega de trabalho Oceane, que também é uma pessoa com deficiência . Embora Mona não saiba nada sobre o relacionamento deles, ela descobre que Oceane está grávida. O vínculo simbiótico entre mãe e filho fica abalada.
Sessões:
Segunda, 07/10, às 21:15, no Estação NET Botafogo 1, com presença da diretora.
Domingo, 13/10, às 18:45, Kinoplex São Luiz 4.
Terça, 15/10, às 21:45, no Estação NET Gávea 5.