O Rio Mountain Festival chega à sua 19ª edição, que ocorrerá de 06 a 10 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro.
O evento apresentará 30 filmes focados em esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, além de contar com uma rica programação que inclui exposições fotográficas, literatura e palestras.
Dentre os destaques da mostra competitiva, estão os filmes nacionais “Bonito por Natureza” e “Latitude 70”, que serão exibidos no dia 06 de novembro, às 17h e 19h, respectivamente. “Bonito por Natureza” retrata a luta da escaladora Jordana Agapito para se tornar a primeira mulher a conquistar o boulder Bonito Por Natureza, localizado na icônica Cocalzinho de Goiás.
Já “Latitude 70” acompanha o casal de aventureiros brasileiros, Michelle Francine Weiss e Roy Rudnick, em sua segunda volta ao mundo de carro, explorando locais em latitude 70°N, como Alasca, Noruega e Sibéria, desbravando regiões remotas.
Entre os filmes internacionais, destaca-se o chileno “Andes Indomáveis: Fiorde das Montanhas”, que será exibido no dia 07 de novembro, às 17h. Este documentário narra duas expedições que buscam honrar os ancestrais indígenas da Patagônia Chilena, o povo Kawésqar. No dia 9 de novembro, o festival apresentará “Resiliente”, às 17h, que conta a emocionante jornada de Leo ‘Poke’ Martínez, um atleta paraplégico pioneiro do esqui adaptado, em sua ascensão ao cume do vulcão Lanín, na Argentina, com o suporte de 20 amigos.
Além disso, será exibido o curta-metragem “Moyo”, às 19h, que retrata um projeto social de escalada na Tanzânia, destinado a apresentar o esporte para crianças do vilarejo Jipe Moyo.
O Rio Mountain Festival promete ser uma celebração inspiradora da conexão entre o ser humano e a natureza, reunindo amantes do cinema e da aventura em um ambiente cultural único.
Filmes de superação
Filmes que mostram o espírito de superação de pessoas com deficiência também estão na programação, como o “Com duas pernas é fácil”, que mostra as aventuras de Steve Karczewski, um esquiador americano que teve a perna amputada em decorrência de um câncer; o brasileiro “Despertar”, que traz um atleta com Parkinson se superando em altas montanhas como o Aconcágua, e “O Presente”, que retrata um ciclista com uma doença neurodegenerativa que parte de bike da Cidade do México até o Ushuaia.
Já em “Paisagem Sonora”, apresenta os desafios de Erik Weihenmayer, um atleta de aventura e autor mundial com deficiência visual, que escala uma enorme parede de rocha alpina nas profundezas da Serra Nevada.
06/11, às 18h: Palestra com Karina Oliani sobre produções extremas
Karina Oliani foi a única sul-americana a escalar o Everest pelas suas 2 faces: norte e sul. Em 2019, se tornou a primeira brasileira a conquistar o K2, considerada a montanha mais difícil do mundo. Além disso, tem um recorde registrado no Guinness World Records como a primeira pessoa a atravessar o maior lago de lava do planeta. CEO da Pitaya Filmes, em 2005, ingressou na TV brasileira como apresentadora de programas de esportes de aventura, expedições e vida selvagem. Já fez diversas séries para o Fantástico, Esporte Espetacular, Discovery Channel, Canal OFF e já esteve em mais de 125 países.
Papo com autores
O festival também realizará encontros com autores, como André Fatini, do livro "Transeunte - Do Alasca ao Brasil de Bicicleta" e André Ilha, autor de “Rumo ao Desconhecido – A história da conquista de grandes montanhas brasileiras”, Rafael Duarte, com “Pão de Açúcar: monumento natural” e Vitor Marigo, autor de Parque Nacional da Tijuca.
Exposição fotográfica
Os visitantes poderão conferir a exposição fotográfica “Matterhorn: a montanha mais bonita do mundo”, de Rafael Duarte, fotógrafo, documentarista e jornalista, que usa a fotografia para provocar reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza, além de promover a conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta.
“Todos os anos, o público aguarda para ver as tendências dos esportes de aventura pelo mundo. Nesta edição, acrescentamos 12 filmes, em relação ao ano passado. Nosso objetivo com o Rio Mountain Festival é promover um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, Diretor do festival.