Timidez, o filme que estreia no dia 4 de outubro no 27º Festival do Rio, é um longa baiano que mergulha nas nuances da intimidade, da solidão e das marcas invisíveis do passado, acompanhando a jornada de um jovem que enfrenta fantasmas pessoais e familiares.
Com uma narrativa intensa e sensível, TIMIDEZ promete envolver o espectador em um drama de suspense psicológico cheio de tensão, afetos e possibilidades de reinvenção.
O roteiro de Susan Kalik, Cláudia Barral e Marcos Barbosa é uma adaptação do texto teatral baiano O Cego e o Louco, de Cláudia Barral, importante espetáculo baiano remontado no Brasil há 25 anos.
A trama acompanha Jonas, jovem negro que divide a casa com Nestor, seu irmão cego, em uma relação familiar marcada tanto pelo afeto quanto pela tensão. Carregado por memórias que o adoecem, Jonas vive isolado, nutrindo em segredo o afeto por Lúcia, sua vizinha.
Quando ela aceita um convite para jantar, ele enfrenta um confronto inevitável: com o irmão, com seu passado e com os fantasmas que o impedem de se reconhecer digno de amor.
100% baiano
O filme reúne um elenco inteiramente negro e composto exclusivamente por atores baianos, combinando talento, identidade e representatividade. reforçando a autenticidade e a força cultural da produção.
Totalmente gravado na Bahia, TIMIDEZ é protagonizado por Dan Ferreira (A Porta ao Lado; Pixinguinha; Meu Nome é Gal; Alemão 2) e Antônio Marcelo (As Balas que Não Dei ao Meu Filho; Couraça).
Com direção de Susan Kalik (Couraça; indicada ao Emmy Internacional pela série Anderson Spider Silva) e Thiago Gomes Rosa (Bando, um filme de; Tudo que Move), cineastas com sólida trajetória em documentários que agora estreiam na ficção, o filme aposta em uma narrativa intimista, mergulhando no psicológico dos personagens e nas marcas silenciosas do racismo e da solidão.
TIMIDEZ é uma produção da MODUPÉ PRODUTORA em coprodução com a RACCORD PRODUTORA e distribuição da 02 PLAY, realizado com investimento FSA/BRDE/ANCINE e Governo da Bahia, apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.
FICHA TÉCNICA
- Personagens | Elenco: Dan Ferreira (Jonas) | Antônio Marcelo (Nestor) | Evana Jeyssan (Lúcia) | Jane Santa Cruz (Tereza) | João Pedro Costa (Jonas - criança) | Zion Marley (Nestor - jovem) |Lilica Rocha (Ana Flor) |Ridson Reis (Porteiro)
- Direção: Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
- Produção: Clélia Bessa e Marcos Pieri
- Roteiro: Susan Kalik, Cláudia Barral e Marcos Barbosa
- Baseado na peça teatral: O Cego e o Louco, de Cláudia Barral
- Direção de fotografia: Matheus da Rocha Pereira
- Direção de arte: Carol Tanajura
- Direção musical e trilha original: Jarbas Bittencourt
- Montagem: Lucílio Jota e Quito Ribeiro, EDT.
- Coreografia de dança: José Carlos Arandiba "Zebrinha"
- Figurino: Lena Santana
- Caracterização: Jade Alves
- 1º assistente de direção: Rodrigo Luna
- Som direto: Napoleão Cunha
- Edição de som e mixagem: Bernardo Uzeda
- Colorista sênior: Paulo M. Andrade, ABC (in memoriam)
- Direção de produção: Alessandra Pastore
- Produção executiva: Paula Alves
- Produção de finalização: Gabriela Capanema
- Produção associada: Susan Kalik, Dan Ferreira, Rosane Svartman e Thiago Gomes Rosa
- Distribuição: O2 Play
- Cartaz: @darwinmarinho
- Foto: @adeloyaoficial
INGRESSOS: https://www.ingresso.com/filme/timidez