Após um hiato de sete anos, o festival Anjos do Picadeiro está de volta para sua 15ª edição. Entre os dias 10 e 13 de abril (quinta a domingo), o evento trará uma programação diversa, reunindo espetáculos nacionais e internacionais, filmes, cabarés de variedades, oficinas e mesas de debates em seis espaços do Rio de Janeiro:
Pavilhão Teatro de Anônimo (Fundição Progresso)
Teatro Carlos Gomes
Teatro Carlos Werneck (Aterro do Flamengo)
Museu da Maré
Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES)
Praça Tiradentes
A programação contará com eventos gratuitos e ingressos a preços populares. Muitos espetáculos terão classificação livre, enquanto algumas atrações noturnas, como os cabarés, serão voltadas para o público adulto.
Nesta edição, destaca-se o protagonismo das mulheres palhaças e a forte presença latina, com artistas da Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai. Além disso, haverá uma homenagem à artista venezuelana Julieta Hernández (Palhaça Jujuba), vítima de feminicídio no ano passado.
Destaques da programação:
"Fuera!" - A argentina Letícia Vetrano (Palhaça Maria Peligro) traz uma história triste que se transforma em um delírio cômico, poético e absurdo.
"A mulher do atirador de facas" - Espetáculo de Joana do Carmo, gaúcha radicada na Bahia, que narra a saga de uma mulher que anuncia um show de facas a ser transmitido para o mundo através da TV e das redes sociais.
"Vick e Greta" - Montagem paulistana das artistas Giulia Nina e Laura Faleiros, que retrata duas artistas de circo em decadência tentando uma última chance de sucesso.
"Mortes ardentes, paixões enterradas" - Encontro de duas grandes palhaças brasileiras, Silvia Leblon e Adelvane Néia, em uma apresentação onde Spirulina interpreta seu desfalecimento com tanta veracidade que a Morte acredita e vem buscá-la.
"Essas calças não são minhas calças" - Espetáculo dirigido pela canadense Sue Morrison e estrelado por Tomas Careño (Peru), sobre um músico que se prepara para um concerto, mas descobre que suas calças não são dele.
"Circo a céu aberto" - O palhaço carioca Fabiano Freitas (Piter Crash) transforma o INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos) em um grande picadeiro, recriando esquetes clássicas da palhaçaria.
Homenagens e eventos especiais:
Cabaré de Variedades em homenagem a Julieta Hernández (Palhaça Jujuba) e Lily Curcio (Palhaça Jasmin).
"Roda de Rua", na Praça Tiradentes, com apresentações circenses de artistas como Palhaça Margarita, grupo Será o Benedito, Coletivo Nopok e Orquestra Circônica.
O Anjos do Picadeiro retorna reafirmando sua tradição de celebrar a palhaçaria em suas múltiplas formas, promovendo encontros entre artistas e ampliando o alcance dessa arte tão especial.