ARTE E CULTURA >> Circo

  • Espetáculo circense “Mão”: coreografias e acrobacias em dois lugares da Zona Norte

    Da Redação em 02 de Abril de 2024    Informar erro
    Espetáculo circense “Mão”: coreografias e acrobacias em dois lugares da Zona Norte

    Foto: João Cordioli/Divulgação

    Local: Espetáculo Mão
    DATA : 06/04/2024
    DATA : 07/04/2024
    Uma obra multidisciplinar, criada por artistas circenses, bailarinos, músicos e arquitetos: o espetáculo “Mão” realiza temporada em aparelhos públicos na Tijuca e na Quinta da Boa Vista nos dias 6 e 7 de abril, com apresentações gratuitas.
     
    Cada praça cria uma nova paisagem para o trabalho, que já circulou em diversos ambientes como museus, avenidas, escolas, comunidades, centros urbanos e periferias. 
     
    O trabalho fala do coletivo e se adapta às brechas dos espaços urbanos tanto quanto aos desdobramentos políticos da sociedade. “O espetáculo Mão é um trabalho muito especial, de circo, para o espaço urbano e, a cada circulação, queremos explorar novos territórios, públicos e localidades”, analisa Adelly Costantini, produtora do espetáculo.
     
    Ela explica ainda que a escolha dos locais de apresentação se dá pela estrutura física e também pela quantidade de pessoas que circulam em determinado ambiente. “Pensamos na Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, e na Quinta da Boa Vista por, além de serem lugares super agradáveis de lazer no cotidiano das pessoas, é também de fácil acesso e grande circulação. Nesta temporada estamos investindo na acessibilidade, oferecendo audiodescrição ao vivo, para pessoas cegas e de baixa visão”, completa. 
     
    A produtora conta ainda que o objetivo do evento é aumentar a interação com pessoas com deficiência, principalmente visual, para levar diversão a diversos públicos. “O evento é gratuito e queremos contribuir com a inclusão cultural na cidade da melhor forma. Para mais informações, sobre a audiodescrição e possíveis grupos, entre em contato pelo Instagram do Coletivo Mão”.
     
    A montagem consiste em oito metros de estrutura piramidal, fumaças coloridas, sacos de brita manipulados e equilibrados nas alturas, misturados às sequências coreográficas e acrobáticas, em grupo, com portagens, inversões de corpos e equilíbrios.
     
    Além disso, também é possível ver uma ponte que pode tombar para a esquerda ou direita, e dá uma rampa de 8 metros de comprimento, de onde os artistas se jogam, escorregam e giram durante o ato de construir.
     
    Adelly também ressalta que a performance narra a importância do trabalho em conjunto que precisa ser realizado durante uma construção, com pessoas levando os materiais e outras criando formas efetivamente. “Um espetáculo que mostra o trabalho coletivo da construção, cooperação e equilíbrio. No meio de fumaças coloridas, os artistas se vão, deixando na praça uma enorme escultura. O circo”, finaliza Adelly.
     
    Espetáculo Mão
    06 de abril - Praça Xavier de Brito, na Tijuca, às 16 horas
    07 de abril - Quinta da Boa Vista, próximo à entrada da estação do trem, às 15h30
    Classificação: LIVRE
    Duração: 1 hora
    Evento Gratuito

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Oficina de palhaçaria de graça em Santa Cruz
      Saiba Mais
      Circo no Ato apresenta o espetáculo “Praticantes do amor cujo nome não se ousava dizer”
      Saiba Mais
      Casa Brasileira de Palhaços resgata a alegria da arte de rua e do palhaço em 3 cidades do Rio de Janeiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO