Ante o impasse político e institucional, o sofrimento de milhões de desempregados, o avanço de pandemias antes extintas no país, o sucateamento de hospitais e da rede escolar, a falência de grandes estados da União, ao lado da destruição sistemática e consciente da capacidade tecnológica do Brasil, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro/Senge – RJ e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros/Fisenge realizam o Simpósio SOS Brasil Soberano com o objetivo de debater com a sociedade soluções imediatas e práticas para o dramático momento que vivemos.
PROGRAMAÇÃO
I Simpósio SOS BRASIL SOBERANO
Contra a Crise, pelo emprego e pela inclusão
Debate com especialistas propondo medidas de caráter imediato, anticíclicas, visando a retomada imediata do emprego e reversão das perspectivas cruéis de uma longa depressão da economia brasileira.
Dia: Sexta-feira, 31 de março de 2017
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade Mackenzie, Av. Rio Branco 277 – 3º andar
Cerimônia de Abertura – 9h às 9h30m
Olímpio Alves dos Santos, Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) – Coordenador da Mesa
Clovis do Nascimento, Presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)
Francisco Carlos Teixeira da Silva, Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Emérito da ECEME, Professor do CPDA/UFRRJ
Pedro Celestino, Presidente do Clube de Engenharia
Marcelo Rodrigues, Presidente da Central Única dos Trabalhadores CUT/RJ
Newton Augusto Cardoso de Oliveira, Coordenador Geral de Pós-Graduação da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
Mesa 1 – 9h30m às 13h, com intervalo para o café
Emprego e Processo Produtivo
Análise e proposições de caráter imediato de programas na área industrial para a geração de empregos.
Palestrantes/Debatedores
Márcio Pochmann/Unicamp – Economista. Foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal. Foi Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade no governo Marta Suplicy (SP). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho.
João de Deus Sicsú Siqueira/UFRJ – Economista. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Macroeconomia e Teoria Monetário/Financeira.
Roberto Amaral – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará. É professor adjunto (licenciado) da PUC/RJ e titular da Faculdade Hélio Alonso. Político, um dos fundadores do Partido Socialista do Brasil (PSB), no qual foi Secretário Geral e Presidente. Foi Ministro de Ciência e Tecnologia no primeiro governo Lula. Articulista, assina inúmeros textos na imprensa de todo o país. Também autor de mais de 30 livros sobre Direito, Política, Segurança Nacional e Ciência e Tecnologia. É um dos idealizadores da Frente Brasil Popular.
Jandira Feghali – Médica, política, deputada federal pelo PCdoB. É autora da lei que garante a cirurgia reparadora de mama, em casos de câncer, através de planos e seguros de saúde e da Emenda Constitucional que permite o duplo vínculo dos profissionais de saúde. Foi coordenadora da bancada feminina no Congresso Nacional (1998/2004) e também vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde.
Mediador – Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ)
Mesa 2 – 14h às 17h30m, com intervalo para o café
Estado, Emprego e o Setor de Serviços
Retomada dos programas de prevenção de endemias, Educação, Saúde das famílias, reflorestamento, e demais ações induzidas.
Palestrantes/Debatedores
Carlos Lessa – Economista, professor da UFRJ, ex-presidente do BNDES, no primeiro governo Lula, e reitor da UFRJ em 2002. Foi professor no Instituto Rio Branco do Itamaraty, na CEPAL e no ILPES da ONU, no Instituto para Integração da América Latina, na Universidade do Chile, na Unicamp e na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Como economista da Cepal escreveu sua obra mais conhecida, “Introdução à economia - uma abordagem estruturalista”, em colaboração com Antonio Barros de Castro.
Fernando de Araújo Penna – Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Graduação em História pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de História e Educação - ensino, didática e teoria da história, história do currículo e das disciplinas escolares. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense e encabeça o movimento contra a Escola sem partidos.
Alessandro Molon – Professor, tem mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Político, deputado federal, filiado à Rede Sustentabilidade. Foi o relator e principal articulador do Marco Civil da Internet. Como deputado estadual, durante oito anos, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ficou conhecido por sua defesa dos direitos humanos e pela fiscalização do Executivo e das ações da própria casa legislativa.
Marcelo Auler – Jornalista. Trabalhou na Rádio Globo, O Globo, Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Dia; Isto É, Carta Maior, Carta Capital entre outros. Assessor para assuntos comunitários, no governo Franco Montoro (SP); Assessor de Imprensa da Dataprev e da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (2013). Participou da segunda edição do livro “Enjaulados – Presídios, Prisioneiros, Gangues e Comandos” (Ed Gryphus).
Mediador – Clovis do Nascimento, presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)
II Segundo Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO
Engenharia, Tecnologia e a Modelagem da Empresa no Brasil
Mesa 1 – A Empresa de Engenharia: a modelagem de empresa e sua função social e política em um país emergente.
Mesa 2 – Regimes de Exploração e Uso dos Recursos Energéticos no Brasil
DATA: Quinta-feira, 27 de abril de 2017
SINDICATO DOS ENGENHEIROS DA BAHIA - SENGE-BA
III Terceiro Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO
Quais as reformas e para que reformas?
Mesa 1– A Questão do Poder na Sociedade Brasileira: Reforma Política, Mídia e Estado;
Mesa 2 – A Reforma Fiscal e Tributária no Brasil - a Federação e os Estados
DATA: Quinta-feira, 25 de maio de 2017
Mesa 3 – Reforma Agrária no Brasil - balanço e projeções;
Mesa 4 – Trabalho, Demografia e Previdência no Brasil;
DATA: Sexta-feira, 26 de maio de 2017
SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
SENGE-MG
IV Simpósio: SOS BRASIL SOBERANO
Brasil, 2035, uma Nação Forte, Democrática e Soberana!
DATA: Sexta-feira, 30 de junho 2017
SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARANÁ
SENGE-PR