A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC), realizou a Seleção Nacional 2026 para ingresso de novos alunos no primeiro ano do curso de Dança Clássica.
Entre os aprovados está o carioca Victor Hugo Santana da Silva, de 9 anos, morador do Complexo do Alemão e aluno do projeto ViDançar há pouco mais de um ano.
A aprovação representa uma mudança profunda na vida de Victor e de sua família, que se mudará para o Sul do país. Ele vai acompanhado dos pais e do irmão de 15 anos.
Participaram da seleção candidatos de Santa Catarina, de outros 17 estados brasileiros e ainda da Argentina e do Peru. Mais de 3 mil jovens participaram das pré-seletivas; na etapa final, 320 crianças foram avaliadas presencialmente na sede da escola. No total, foram aprovados 38 aprendizes para o curso de Dança Clássica e 20 para o Curso Preparatório.
Durante o processo seletivo, os candidatos passaram por exames médico-fisioterápicos e testes artístico-musicais e cognitivos, que analisaram aspectos como postura, estrutura física, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e desempenho intelectual.
Os aprovados iniciarão o curso em fevereiro de 2026. A formação é gratuita e tem duração de oito anos, com bolsa que inclui alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, odontológica, fisioterápica, nutricional e médica, além do ensino técnico em dança.
Ellen Serra, fundadora e CEO do ViDançar, destacou a importância da conquista:
“Ficamos muito felizes com essa oportunidade oferecida pela Escola Bolshoi. É para comemorar ver mais um aluno aprovado na principal referência de balé clássico do país. O Bolshoi está transformando a vida de mais uma família que sai da periferia carioca em busca de formação e qualidade de vida.”
Para a coordenadora da Seleção Nacional da Escola Bolshoi, Sylvana Albuquerque, o processo vai além da técnica:
“Muitas crianças vêm de realidades diversas, enfrentando desafios que não podemos imaginar. Elas carregam expectativas, medos e esperanças. Nossa missão é acolhê-las com respeito e carinho, independentemente de suas origens.”
A professora Renata Gouveia, que preparou os alunos do ViDançar para a seleção, também celebrou a conquista:
“É um orgulho imenso ver nosso aluno Victor Hugo Santana aprovado. Seu treinamento foi intenso tanto no projeto quanto na escola parceira Studio Gouveia Coaching. Ressignificar vidas de alunos e famílias é o propósito deste projeto social que faz a diferença na sociedade carioca.”