Entre os meses de agosto e novembro deste ano, o Rio de Janeiro recebe o projeto Estúdio de Danças Aéreas, no espaço da Fundição Progresso, na Lapa, Região Central da cidade.
Idealizado pelos artistas circenses e atores Tayara Maciel, Kauane Ribeiro e Felipe de Góis, o projeto explora a dança vertical como uma forma inovadora de interação com o espaço urbano.
A Dança Vertical surge como uma modalidade inovadora na dança aérea, reimaginando espaços contemporâneos e naturais para criar movimentos acrobáticos que evocam uma verdadeira poesia no ar. A prática remete a imagens de voos, saltos e corridas nas alturas, combinando habilidades de escalada e rapel, com o uso de cordas e equipamentos como freios autoblocantes, baudriers, mosquetões e fitas.
As oficinas têm coordenação pedagógica de Adelly Costantini e o olhar cuidadoso do rigger e cenotécnico Marcos Babu. Instrutores do Rio de Janeiro e de São Paulo participam, promovendo diversidade cultural e fortalecendo identidades regionais.
Tayara Maciel explica: “A intenção é propor um espaço de encontro e trocas para fomentar a modalidade da Dança Vertical e o trabalho coletivo de pesquisa em terras cariocas.”
Projeto Estúdio de Danças Aéreas
Local: Fundição Progresso - R. dos Arcos, 24 - a 50, Centro, Rio de Janeiro
Programação de oficinas:
Adelly Costantini e Lana Borges
Datas: 23 e 24 de agosto (sábado e domingo)
Horário: 15h às 18h
Monica Alla
Datas: 29 a 31 de agosto (sexta a domingo)
Horário: 15h às 18h
Gabriela Bagno
Datas: 31 de outubro a 3 de novembro (sexta a segunda)
Horário: 14h às 18h
Paulo Mazoni
Datas: 20 e 21 de novembro (sexta e sábado)
Horário: 15h às 18h
Adelly Costantini e Lana Borges
Datas: 22 e 23 de novembro (domingo e segunda)
Horário: 15h às 18h