O distrito de Penedo, na cidade de Itatiaia, região sul-fluminense do Rio de Janeiro, recebe, entre os dias 15 e 17 de novembro, o projeto EncontroS Nacional de Maracatu: uma vivência anual e itinerante que promove o intercâmbio através da cultura do Maracatu de Baque Virado.
Através do apoio da Secretaria de Educação da cidade, o evento acontecerá na Escola Dom Ottorino Zanon e promete reunir mais de 500 pessoas com uma programação com alojamento coletivo, rodas de conversa, apresentações de grupos percussivos, atrações culturais regionais, oficinas artísticas e cortejo na cidade, contando a presença de convidados de Recife-PE e batuqueiros de diversos estados do país.
A temática deste ano está voltada ao encontro do indígena e do negro nos tambores tradicionais, nesta discussão trazer à tona a figura do Caboclo Arreamar, e todo fundamento que vem com ele, este personagem importante da corte que vem na frente de todo Maracatu Nação nos desfiles.
Para participação, acomodação e alimentação, as inscrições estão abertas através do link https://doity.com.br/encontros-de-maracatu-- 2024, também com opções de cotas menores para indígenas, negros e crianças.
Programação integralmente aberta aos moradores da cidade. Contato Whatsapp +24999046223