O espetáculo de dança afro Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá realizará sessões gratuitas na Sala Municipal Baden Powel.
Além das apresentações, o projeto idealizado pela diretora, bailarina e professora de dança, Aninha Catão, promoverá outras ações também gratuitas, com a finalidade de manter a interatividade com o público.
No dia 27, às 14h, as atividades iniciam com a palestra “Exu Enubarijo – O Boca Coletiva”, ministrada pela Aninha Catão. No dia 28, acontecerão as oficinas de percussão, com Alexandre Munrha, às 10h, e de dança afro, com Aninha, às 11h.
Sucesso de bilheteria pelo ineditismo em mostrar uma versão africana para o mito da criação do universo, o “big bang” no Cosmogonia Africana acontece de maneira singular.
Ao som de tambores tocados por quatro músicos que representam os ogans dos tradicionais terreiros de Candomblé no Brasil, o grupo artístico Tambor de Cumba, liderado por Aninha e composto por mais oito bailarinos, retratam não só como as primeiras formas de vida surgiram a partir de elementos primordiais da natureza: o fogo, a terra, a água e o ar, como também as divindades iorubás, conhecidas como orixás - e esse é o diferencial que aguça tanto público em busca de conhecimento sobre histórias que valorizam a cultura afro-brasileira e a identidade da população negra no país.
Os gestuais e danças apresentadas pelos artistas, assim como o canto de Nina Rosa são pontos encantadores que se interligam em diferentes momentos do espetáculo e provocam êxtase nos espectadores. Com uma equipe majoritariamente negra, o projeto tem a finalidade de combater o racismo tendo o cenário cultural e didático como aliados nesta causa.
Programação palestra e oficinas:
27 de agosto – 14h: Palestra Exu Enubarijo – O Boca Coletiva, com Aninha Catão
28 de agosto – 10h: Oficina de percussão, com Alexandre Munhra
28 de agosto – 11h: Oficina de dança afro, com Aninha Catão
Em ambos os dias os espetáculos de dança acontecem às 19h.
Foto: Michele Beff/Divulgação