O rei Eduardo II da Inglaterra (1284-1327) e seu amante Piers Gaveston, o Conde da Cornualha (1284-1312), viveram uma relação de amor proibido, poder e resistência que marcou a monarquia. Com o objetivo de ressignificar esses dramas centenários em um cenário que dialoga com os desafios da sociedade contemporânea, a premiada Renato Vieira Cia de Dança apresenta seu novo espetáculo, “Gaveston & Eduardo”, que estreia, dia 31 de outubro na Arena do Sesc Copacabana, para curta temporada de duas semanas.
Com direção artística e coreografia de Renato Vieira e texto de Renato Vieira e Higor Campagnaro, “Gaveston & Eduardo" traz à tona as intrigas, repressões e preconceitos que, embora enraizados em outra época, refletem as sombras de nosso cotidiano social e político.
Com cenas provocadoras e emocionantes, a obra alia a dança contemporânea com elementos brechtianos, oferecendo ao público uma experiência sensorial e reflexiva, que transcende o tempo e nos desafia a repensar nossas escolhas.
Em cena, estão o bailarino Bruno Cezário, como Gaveston, o ator Higor Campagnaro, como Eduardo II, e os bailarinos Felipe Padilha, Hugo Lopes, Mônica Burity, Rafael Gomes e o músico, Rafael Kalil, que apresentam solos, duos, trios e conjuntos.
Renato Vieira dirige há mais de 30 anos a companhia de dança que leva seu nome, sempre movido pelo desejo de unir o erudito e o popular e pesquisar uma linguagem de movimentos que leve à cena o que conceituou como dramaticidade da condição humana.
“Buscamos sempre mais do que uma narrativa dançada. Queremos proporcionar um mergulho nas complexidades da vida e nas questões universais da existência. Neste espetáculo, convidamos o público a refletir sobre a diversidade, a compreensão e o respeito por diferentes ideias e perspectivas, desafiando a linha entre o ser e o outro, revelando a essência de nossa humanidade”, acrescenta Renato Vieira.
Direção Artística, Concepção e Coreografia: Renato Vieira
Codireção e Figurino: Bruno Cezário
Texto: Renato Vieira, Higor Campagnaro
Elenco (em ordem alfabética): Bruno Cezário, Felipe Padilha, Higor Campagnaro, Hugo Lopes, Mônica Burity, Rafael Gomes e Rafael Kalil
Iluminação: Eduardo Dantas Careca
Cenografia: Adriana Lima
Trilha Sonora: Rafael Kalil e Daniel Drummond
Duração: 1h
Lotação: 150 lugares
Classificação: 18 anos
Venda de ingressos: na bilheteria. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; domingos, das 14h às 20h.