A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá deu início à preparação dos quatro bailarinos selecionados para o intercâmbio cultural com o renomado Ballet Nacional de Cuba.
Nathalia Rosa, Bruna Silveira da Rocha, Pamela Philigret e Murilo Bonfatti embarcam para Havana, capital cubana, em janeiro de 2026.
Rotina intensa de treinamentos
Os ensaios acontecem cinco vezes por semana, com cerca de seis horas diárias de atividades. A programação inclui aulas de ballet clássico, progressing ballet, dança contemporânea, expressão corporal e repertório.
O objetivo é garantir que os participantes cheguem à prestigiada Cátedra de Danza do Ballet Nacional de Cuba com o máximo preparo técnico e artístico. Todo o projeto é financiado integralmente pela Prefeitura de Maricá.
Para Bruna Silveira da Rocha, de 17 anos, a aprovação foi a realização de um sonho.
“Foi muito gratificante saber que fui aprovada. É uma oportunidade única que vai agregar muito na minha carreira. O Ballet Nacional de Cuba é a representação de um sonho. O nível técnico é muito alto”, destacou a bailarina, que dança desde os oito anos.
Nathalia Rosa, de 18 anos, também valoriza o rigor da preparação.
“Os treinos vão ficar mais puxados e intensos. Essa viagem vai ser muito importante profissionalmente e pessoalmente. Acredito que vamos voltar melhores como pessoas e como bailarinos com tudo que aprenderemos por lá”, afirmou.
Seleção reuniu jovens talentos da cidade
A escolha dos quatro representantes aconteceu no dia 24 de setembro, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca. Dezesseis bailarinos, com idades entre 17 e 23 anos, participaram da audição conduzida por uma banca de excelência formada por Carlos Cabral (solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Elid Bittencourt (professora da mesma instituição) e Fran Mello (diretor da Companhia de Ballet de Niterói).
Murilo Bonfatti, de 19 anos, lembrou da expectativa pelo resultado:
“Assim que acabou a audição, a ansiedade tomou conta de mim. Foram dias acompanhando as redes para saber o resultado final, até a confirmação de que eu seria um dos selecionados”, comemorou.
Pamela Philigret ressaltou a importância do investimento público na dança:
“É gratificante ver todo o movimento que está sendo feito pelo ballet em Maricá. Aqui é minha cidade, e ver que estão investindo na realização de sonhos é grandioso”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Maricá