A exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva - 30 Anos”, quem conduz a narrativa é o piloto de Fórmula 1, que convida os visitantes a conhecer e relembrar a sua brilhante trajetória, sob seu próprio olhar.
Essa proposta somente foi possível graças ao uso de tecnologias inovadoras com modelagem 3D realista, combinada com geração de voz por inteligência artificial.
Por meio de tecnologias multissensoriais e cenários imersivos, a mostra promove uma emocionante viagem sinestésica, baseada nos valores que sempre nortearam o campeão - e até hoje inspiram muitos brasileiros: motivação, dedicação, determinação, garra e superação.
Nessa mostra, os visitantes vão conhecer algumas das memórias de infância do piloto, sua paixão pela velocidade, seus hobbies e alguns de seus objetos pessoais, como o macacão com o qual Senna foi campeão do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em 1993, e o capacete usado em sua vitória no GP da Europa, no circuito de Donington Park, no Reino Unido, no mesmo ano.
O público também vai entrar no clima das mais eletrizantes corridas do piloto, ver pneus reais da F1, vivenciar a notável habilidade de Senna com a mecânica, além de relembrar momentos marcantes, como o período em que ele morou na Inglaterra.
Por fim, um mergulho "dentro da mente do piloto" na sala com arquivos de áudio selecionados minuciosamente para que o ouvinte possa refletir junto aos pensamentos de Senna.
Conheça as áreas do circuito da exposição:
1. “Esta é a Minha História”
A abertura da exposição faz uma inversão de narrativa, trazendo um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton Senna e, em seguida, o piloto assume a condução da história.
2. “Aqui eu sou o Beco: Memórias de Infância”
Por meio de fotos e áudios, este espaço traz as memórias da infância e adolescência de Ayrton, a vivência do piloto em família, além de mostrar a sua inabalável fé em Deus.
3. “Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies”
Esta sala mostra a vida de Ayrton fora das pistas, um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies e outros gostos, sobretudo a sua paixão pela velocidade.
4. “Sala do Kart: Oficina do Ayrton”
Nesse espaço é apresentada a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar e montar o kart levou seu pai, Milton da Silva, a construir uma oficina em sua casa. Essa área ainda conta com um jogo de mecânica de kart, que utiliza a tecnologia Kinect.
5. “Inglaterra - Momento da Escolha”
Esta etapa, que é dividida em três ambientes, retrata em que Ayrton foi para a Inglaterra e disputou a FF1600 e, depois de um período, decide retornar para o Brasil para trabalhar com o pai e volta novamente à Inglaterra, onde conquistou ainda triunfos na FF2000 e F3, até chegar nos testes para a Fórmula 1.
6. “Por Dentro da Minha Mente”
Uma das principais características de Ayrton era o seu poder de concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos e pensamentos positivos influenciavam a sua pilotagem. Nesta sala, o visitante mergulha numa sala sonora onde pode participar destes pensamentos.
7. “Rei da Chuva”
Este espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá ao público a sensação de chuva, momento em que os milhões de torcedores do piloto vibravam, pois Ayrton era reconhecido por ser o melhor piloto do mundo em pistas molhadas.
8. “Vencer é Possível”
Principal atração da exposição, esta sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1. Com uma mensagem motivacional, a proposta deste espaço é mostrar como o piloto brasileiro inspira as pessoas a vencerem.
9. “Senna Me Inspira”
Como desdobramento da sala anterior, serão exibidos vídeos e fotos de pessoas de diferentes partes do mundo que têm Ayrton como inspiração, o que mostra a importância de seu legado e como ele pode ser percebido em vários locais do mundo.
10. “Muito Pela Frente”
Na última fase da exposição, os visitantes poderão ver homenagens a Ayrton Senna por todos esses anos de legado.