ARTE E CULTURA >> Evento

  • 6º Festival Gamboa de Portos Abertos acontece em 28 espaços culturais, confira a programação

    Da Redação em 02 de Outubro de 2023    Informar erro
    6º Festival Gamboa de Portos Abertos acontece em 28 espaços culturais, confira a programação

    O histórico bairro da Gamboa, situado na região portuária do Rio de Janeiro, recebe o 6º Gamboa de Portos Abertos.
     
    O festival de arte e cultura tem programação repleta de música, teatro e oficinas, dedicada aos moradores e visitantes. Com o tema "Ser Floresta Cidade," o evento promete não apenas celebrar a cultura local, mas também destacar a importância da conscientização ambiental.
     
    O 6º Gamboa de Portos Abertos durante oito dias, de 1 a 8 de outubro, transformará a Gamboa em um vibrante centro de cultura e arte com atenção ao futuro do planeta.
     
    A programação abraça 28 espaços culturais, como ateliês, museus, bares e companhias de teatro, oferecendo apresentações culturais gratuitas para todas as idades.
     
    Entre as atrações, destacam-se o Jongo da Serrinha com a participação especial da cantora Rita Benneditto, a Grande Companhia de Mystérios e Novidades, o Cordão do Prata Preta, os Filhos de Gandhi, Tambor de Crioula As Três Marias, Aldeia Marak’anàn, Caxambu do Salgueiro e muitos outros talentos.
     
    Elza Ribeiro, presidente do Polo da Região Portuária e coordenadora do Gamboa de Portos Abertos, enxerga na arte uma poderosa ferramenta para transformar cidades em lugares mais sustentáveis e inclusivos. “Este festival é uma oportunidade única de utilizar diversas formas de expressão artística para repensar o papel de cada cidadão na construção de um ambiente urbano mais responsável” – explica.
     
    Ela destaca que um dos principais objetivos do "Festival de Arte e Cultura" é sensibilizar o público para as transformações socioambientais em curso. “O evento busca despertar a criatividade por meio de atividades que abordam temas como lixo urbano, ecologia e o impacto da cultura coletiva na transformação social”- acrescenta Elza.
    O Festival proporcionará oportunidades para o público em geral participar por meio de dois concursos artísticos: o “Concurso de Fotografia”, sob a coordenação do coletivo Cá Entre Clicks, e o “Concurso de Colagem/Gravura”, supervisionado pelo renomado artista visual Fernando Mendonça do Ateliê FM. Ambas as competições têm como propósito expressar, por meio da arte, o tema central do evento: "Ser Floresta Cidade", explorando os eixos temáticos de "Somos Terra", "Somos Floresta" e "Somos Guanabara".
     
    Programação aqui

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      ESPM 50/Rio 500 - Uma Celebração Do Futuro na Villa Aymoré
      Saiba Mais
      Queerioca agita com música, teatro, exposição e até exibição dos Jogos Olímpicos
      Saiba Mais
      7º Encontro Nacional de Bambas celebra a Capoeira como patrimônio cultural do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO