O Morro da Providência, conhecido como Pequena África e considerado a primeira favela do país, recebe a 8ª edição do Festival Galeria Providência, com uma programação gratuita que une arte, esporte e história.
O evento ocupa a Rua do Monte, um dos acessos à comunidade, com corrida urbana, grafite, rodas de conversa, exposições, pagode e o tradicional Baile Black Bom.
O grande destaque desta edição é o lançamento de uma plataforma digital que reunirá um acervo histórico completo do morro, com fotografias, documentos, filmes, artigos e publicações que retratam sua trajetória desde o século XX. O portal também apresentará informações sobre o Projeto Galeria Providência, responsável por diversas ações de formação, arte e memória na região.
Criado em 2017 pelo artista e morador Hugo Oliveira, o projeto se consolidou como um espaço de educação, cultura e cidadania, oferecendo oficinas, cursos, seminários e mutirões culturais. O local abriga ainda uma biblioteca comunitária, o pré-vestibular Marielle Franco, a escola-agência Galo Comunicação e cursos técnicos em parceria com a Firjan.
O festival também reafirma o compromisso da Galeria com o bem-viver e a saúde mental, por meio do Núcleo de Saúde Mental do Morro da Providência (NUSAMP), que oferece atendimento psicológico gratuito e fóruns para mulheres.
Programação – Festival Galeria Providência
25/10 (sábado)
9h – Mediação Cultural na Providência
Tour pelo Morro da Providência com os participantes da Formação MediEsquina. A atividade propõe conhecer a história da primeira favela da cidade, guiada por mediadores formados pelo curso de mediação cultural da Galeria Providência.
26/10 (domingo)
8h – Corrida Cultural com Corre dos Crias e 5am Running Club
Largada: Samol
@_corredoscrias @5am.running.club
10h – Roda de conversa “Corre dos Crias”, com Alex Lopes
@lopes.alexx
10h – Pinturas e intervenções artísticas
Com Lolly, Guida, Bruna Santtos, Albarte, Marcio_Mar do Vale e Antonio Ton
10h às 12h – Oficina "Azul Providência"
10h às 19h – Exposição “Para onde eu olho eu vejo… (Nós)”
13h30 – DJ Seduty e alunos do curso de DJ
@djseduty
14h30 – Espetáculo “Identidade”, coletivo ColErê
@colereprovidencia
14h45 – Espetáculo “Corpo que Move a Rua: Mulheres, House e Direitos de Existir”, coletivo Crias do House
@criasdohouse
15h – DJ Seduty e alunos do curso de DJ
15h às 16h – Aulão Santo Skate
16h – Lançamento do site do Galeria Providência e roda de conversa com os artistas participantes
16h15 – DJ Seduty e alunos do curso de DJ
17h – Baile Black Bom
19h – Pagode da Viela