O evento “98 anos do Deixa Falar e 120 anos de Ismael Silva: Celebrando o legado ancestral do samba”, na quadra da Estácio de Sá, começa com o ritual Água de Cheiro ao Ancestral, a tradicional lavagem da estátua de Ismael Silva realizada pelas Baianas da agremiação.
A celebração contará ainda com as exposições “Estácio e Deixa Falar, do Fotógrafo AC Jr, Raízes de um Berço para Além do Samba” e “Baixo Estácio”, além de dois dias de palestras com professores e historiadores.
O público poderá participar de uma roda de samba, assistir ao show da cantora Dorina e apreciar a Cozinha Ancestral, que resgata sabores ligados à memória cultural do samba.
A festa se estende também para as ruas, com um mini desfile pelo bairro e a apresentação da Nova Geração do Estácio de Sá, além da participação especial da Velha Guarda convidada da Mangueira e de outras escolas de samba.
Oficinas de bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e de passistas completam a programação, reforçando o caráter formativo e de preservação das tradições do samba.
PROGRAMAÇÃO
12/09 – Sexta-feira
Às 9h acontece o ritual Água de Cheiro ao Ancestral, com a lavagem da estátua de Ismael Silva realizada pelas Baianas, acompanhadas de autoridades e da comunidade.
Às 10h, abrem-se as exposições com painéis sobre a história do Deixa Falar, o ensaio fotográfico Baixo Estácio de Ac Júnior, além de vídeos raros e fantasias históricas.
Às 18h, a roda de conversa Gêneses de um Lugar Ancestral terá mediação de Marcus Paulo e a presença de Helena Theodoro, Ivanir dos Santos, Caio Bayma e Jorge Mattoso.
Encerrando o dia, às 20h30, a roda de samba com o grupo Só Raiz do Estácio presta homenagem ao Professor e aos Bambas.
13/09 – Sábado
A programação começa às 9h com as Oficinas Sementes, oferecendo atividades de percussão, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, passistas, pintura facial e contação de histórias.
Às 10h, o espaço Nós Raiz apresenta projetos sociais e culturais de capoeira, jongo, leitura e jogos, além de gastronomia e artesanato de economia solidária.
Ao meio-dia, a roda de conversa A Deixa Falar de Ismael Silva – O Samba do Estácio e suas influências terá mediação de Guilherme Sá e contará com Luiz Antônio Simas, Ana Velloso, Claudio Russo, Mestre Ciça, Alexandre Naval e Serginho do Porto.
Às 14h, o projeto Canja Quem Pode reúne o Grupo Swing Carioca, Édio Nunes e Jorge Maya. Às 15h, o show A Bamba do Samba apresenta Dorina acompanhada pelo Grupo Swing Carioca.
Às 16h30, é a vez da Nova Geração do Estácio de Sá. Às 17h, o bairro recebe um mini desfile com segmentos da escola.
14/09 – Domingo
As atividades começam ao meio-dia com a reabertura da exposição. Às 13h, será servido o almoço com a tradicional tripa lombeira de São Ismael e comidas de boteco.
Às 14h, o Samba do Berço anima o público com o Grupo Swing Carioca. Às 16h, acontece o encontro das Velhas Guardas da Estácio e da Mangueira.
Logo depois, às 16h30, será celebrado o aniversário de 120 anos de Ismael Silva com o Odún Kódun, Ismael e o corte do bolo.
Às 17h, os segmentos do G.R.E.S. Estácio de Sá se apresentam, e às 17h30 encerram-se as atividades com a participação das escolas convidadas Paraíso do Tuiuti e Vila Isabel.