Criado pela multiartista Aline Valentim, o projeto Afro Babalakina completa 20 anos promovendo arte, educação e inclusão por meio das culturas afro-brasileiras e afro-diaspóricas.
A comemoração inclui quatro encontros em diferentes localidades do Estado — Pequena África, Duque de Caxias, Niterói e Madureira — com aulas livres, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.
O encerramento será no dia 8 de novembro, às 14h, no Jongo da Serrinha, em Madureira, com uma aula gratuita de dança afro e a Performance Musical “Ouvir e Tocar”, com os mestres Pedro Lima e Robertinho Silva.
Reconhecido por seu impacto sociocultural, o Afro Babalakina construiu uma rede de colaboração entre artistas, mestres e comunidades, fortalecendo manifestações populares e tradicionais, com foco na inclusão social e na igualdade de oportunidades.
O projeto é uma realização da eLabore.Kom, com apoio da Fundição Progresso e do Jongo da Serrinha, e conta com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.