Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e valorizar a cultura periférica, o Barão Festival transformará a Rua Barão de Jacuí, em Oswaldo Cruz, em uma grande celebração.
Após ser adiado por conta das chuvas, o evento já tem nova data marcada: será neste sábado (23), a partir das 14h. A festa é gratuita e aberta ao público, reunindo arte, moda, gastronomia, cinema e música. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @baraofestival.
Idealizado pela cineasta Rossandra Leone, o festival busca dar protagonismo artístico à comunidade de Oswaldo Cruz. Ela destaca a importância de fortalecer a autoestima local: “Crescemos na periferia com a arte distante. Eu sou de Oswaldo Cruz, um lugar frequentemente pouco falado e, muitas vezes, mal visto, especialmente a Barão de Jacuí. No entanto, muitas coisas boas acontecem lá, e o Barão Festival tem o objetivo de elevar a autoestima da comunidade, mostrando a importância cultural do nosso bairro. A arte me ajudou a entender nossa grandeza, e quero que os moradores também sintam esse pertencimento e orgulho. Quando vemos pessoas como nós criando coisas boas, entendemos que podemos ser tudo”, reflete.
Além de valorizar as artes periféricas, o festival também busca descentralizar a cultura do eixo centro-zona sul. "É um grande desafio atravessar a cidade, em transportes precários, para assistir, por exemplo, a uma exposição que muitas vezes não tem relação com a realidade das pessoas da periferia. O mesmo vale para outras expressões artísticas presentes no festival. Nosso objetivo é exaltar a nossa nobreza, mostrando que pessoas negras e periféricas são criadoras de culturas valiosas", afirma Rossandra.
Com uma programação rica e diversificada, o evento contará com uma exposição de arte a céu aberto, com curadoria de Melissa Alves e expografia de Lucas Cesário. A mostra trará obras de oito artistas que dialogam com a realidade do Rio de Janeiro a partir das periferias e favelas, incluindo artistas como Mulambo e Medusa. A moda também terá seu espaço, com um desfile organizado por Bernardo Cordeiro, sócio da marca suburbana pormenor.
A música será outro grande destaque do festival, com shows de DG, cria da Barão de Jacuí e participante do programa "Não Era Só Mais Um Silva", da Globo, e a potente voz de Negawal. Além disso, haverá sets de DJs de pop, funk e black music, garantindo a animação da festa. O evento também será uma excelente oportunidade para saborear a culinária local, com gastronomia preparada e comercializada pelos próprios moradores, fortalecendo ainda mais a conexão entre a comunidade e o evento.
Para completar a programação artística, será exibido o curta Pipa o Ano Todo, de Rossandra Leone, que traz a memória afetiva do subúrbio carioca pela voz e lembranças de Sandro, um morador que guia o espectador por histórias que giram em torno de uma pipa.