As atividades infantojuvenis da Casa Museu Eva Klabin acontecem de quarta à domingo para alegrar as férias da garotada. São oito opções gratuitas: A oficina “Arte com bolhas de sabão" propõe um momento lúdico, que faz parte das brincadeiras infantis e tornaram-se tema dos trabalhos de alguns artistas, como os pintores Rembrandt, Jean-Baptiste Chardin, Charles Joshua Chaplin, Bechi Luigi, John Everett Millais, entre outros.
A atividade “Detetives no Museu – Novas Aventuras” tem como proposta levar os participantes a uma aventura através de dinâmicas que envolvem decifração de enigmas, investigação de pistas e uma viagem pelo acervo de obras de arte da Casa Museu Eva Klabin.
A oficina de “Pintura Corporal com Estêncil”, um procedimento que atravessa o tempo e diversas culturas, presente em rituais, festividades, no cotidiano e nas artes, esse tipo de pintura pode expressar diferentes sentidos.
Na atividade, cada participante criará seu estêncil com a imagem que desejar, considerando a mensagem que quer transmitir. Em seguida, a figura será pintada em alguma parte do corpo, com o uso de tinta adequada para essa ação.
A “Oficina Pequenos Contadores de Histórias” é uma atividade que irá estimular a contação de histórias e a CMEK oferece um espaço lúdico, onde as crianças terão a chance de se divertir criando e contando histórias elaboradas por elas mesmas. Além dessas atividades ainda em janeiro haverá a “Oficina de criação de sítios arqueológicos” a “Oficina pequenos Restauradores”, a “Oficina de animação” e a do “Jogo dos visitantes”.
Também em janeiro, acontece o primeiro Música no Museu Especial, uma parceria entre o projeto Música no Museu e a Casa Museu Eva Klabin, que leva para a bucólica casa na Lagoa, durante todo o ano de 2023, concertos gratuitos de música clássica.
A abertura da série em 14 de janeiro, sábado, 17 horas, será com a consagrada Pianista Clara Sverner, que apresenta clássicos de Mozart e Chopin no piano ambientado no auditório do Museu, com capacidade para 80 pessoas.
O concerto também marca o retorno dos recitais da intérprete de talento reconhecido internacionalmente. As senhas para os concertos são retiradas no local, uma hora antes do início do espetáculo, às 16 horas, sujeito à lotação.