O aniversário de 30 anos do CCBB será comemorado o mês de outubro todo com intensa programação. Destaque para a exposição de cartazes de alguns eventos de artes cênicas, cinema, exposições, ideias e música que marcaram a história do Centro Cultural. O material estará exposto em espaços no andar térreo (hall do cinema), segundo andar (hall do teatro 3) e quarto andar (Museu Banco do Brasil), criando uma atmosfera que envolva o público durante a experiência de sua visita ao Centro Cultural.
No dia 12 de outubro, o CCBB terá muita contação de histórias, jogos da memória sobre a história do CCBB e lanche para criançada, com bolo, guaraná natural e algodão doce! A programação é gratuita neste dia para todas os eventos.
No Domingo, muitas atividades gratuitas para todas as idades. Veja abaixo!
Lugar de Criação – Especial Aniversário 30 Anos CCBB
Dias: 12 e 13 de outubro
Local: Programa Educativo – 1º andar
Destaque do mês.
Horários: de 11h às 13h e 15h às 17h
Local: Programa Educativo – 1º andar
Para celebrar o aniversário de 30 anos do CCBB, nosso Lugar de Criação convida crianças e famílias a um grande jogo da memória, no qual compartilharemos as memórias vividas por todos nós nas exposições e no prédio, criando um acervo coletivo de objetos, histórias e imagens.
Atividade Extra – Contação de Histórias
Dia: 12 de outubro – 10h e 17h
Duração: 1h cada sessão | Capacidade para 40 pessoas
Local: Biblioteca, 5º andar
Distribuição de senha 15 minutos antes da Contação, Programa Educativo – 1º andar.
No Dia das Crianças também tem contação de histórias no CCBB, apresentadas pelos educadores do Programa.
Atividade Extra – 30 anos de história do CCBB
Dias: 12 e 13 de outubro – ativações ao longo do dia
Local: Térreo, 1º e 2º andares
Durante o fim de semana de comemorações do aniversário do CCBB, nossos educadores querem convidar o público a revisitar o prédio do CCBB e reviver sua história: desde sua inauguração em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, mais tarde como sede do Banco do Brasil, e desde 1989 até hoje como sede original do Centro Cultural Banco do Brasil. Através de objetos e imagens criados para ocasião, conversaremos sobre o prédio e suas histórias, as pessoas que o frequentam desde sempre, assim como os artistas e obras que fizeram do CCBB sua casa.
EXPOSIÇÃO AI WE WEI RAIZ
Até 04/11
2º andar e Térreo
Escolhida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como a melhor exposição internacional de 2018, a primeira grande mostra, no Brasil, do renomado artista chinês reúne alguns dos seus mais icônicos trabalhos, célebres por expressar a tensão entre o mundo contemporâneo e os modos tradicionais chineses de pensamento e de produção. Também apresenta obras inéditas, nascidas da imersão profunda que Ai Weiwei realizou em nosso país. Parte das obras está exposta no Paço Imperial e na Praça da Candelária.
Curadoria: Marcelo Dantas
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
EGITO ANTIGO – DO COTIDIANO À ETERNIDADE
12/10 a 27/01
1º andar e Térreo
Cultural, apresentamos uma exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das maiores civilizações da história da humanidade. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, o recorte reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo, além de instalações cenográficas e interativas que permitem uma viagem ao tempo dos faraós.
Curadoria: Paolo Marini e Pieter Tjabbes
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
TEATRO
QUANDO AS PESSOAS ANDAM EM CÍRCULOS
03/10 a 24/11 – 19h30
Quinta a segunda
Teatro II
A trama acontece em uma balada, onde os personagens precisam enfrentar questões pessoais que geram tensões e ameaças constantes, ao mesmo tempo que a iminência de um atentado terrorista põe em risco a segurança de todos os jovens presentes na festa.
Texto e dramaturgia: Daniel Belmonte e Gustavo Bicalho; Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves; Elenco: Bruno Jablonski, Cirio Acioli, Igor Orlando, Isis Pessino, Júlia Bruck, Leonardo Bianchi e Mag Pastori.
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
O AMOR EM TEMPOS DE BOSSA NOVA
12/10 a 17/11 – 19h
Quarta a domingo
Teatro I
Comédia musical que mistura romance e irreverência, ao som de 18 canções especialmente selecionadas entre clássicos da bossa nova.
Texto: Aloísio de Abreu; Direção: Walter Lima Junior; Elenco: Iza Eirado e Aloisio de Abreu.
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
VAMOS COMPRAR UM POETA
12/10 a 08/12 – 11h e 16h
Sábado e domingo
Teatro II
Musical infantojuvenil que se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista e absolutamente racional. Tudo corre rigidamente numerado, calculado e contabilizado, até que uma menina propõe ao pai a compra de um poeta, já que nessa cidade as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A partir daí, transformações estranhas começam a acontecer, como a observação da beleza e das borboletas e a valorização das ações desinteressadas e dos abraços afetuosos.
Texto: Afonso Cruz; Adaptação: Clarice Lissovsky; Direção musical: Ricco Vianna; Direção: Duda Maia; Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos.
Foto: Divulgação