O evento Céu de pipas no Museu do Pontal promoverá dois dias inteiros dedicados à arte de fabricar e empinar o brinquedo, para crianças de todas as idades e adultos que se encantam com a revoada de papéis multicoloridos. Haverá oficina de confecção de pipas, exposição de pipas artísticas, brincadeiras e muito mais! Tudo gratuito.
O brinquedo é um sucesso de vendas na loja do museu – em um fim de semana de julho, mais de 30 unidades foram vendidas – e objeto de concorridas oficinas coordenadas por Max da Fonseca, campeão mundial de pipas artísticas, na Índia, e vice-campeão, na França.
Pois o fim de semana de 2 e 3 de setembro promete aumentar ainda mais o número de pipeiros da cidade e transformar a casa da arte popular brasileira em endereço fixo para os apaixonados pela prática.
– É uma prática poética, que ocupa os céus! Temos como missão, além de valorizar os mestres e artistas populares, promover o brincar – observa Angela Mascelani, diretora artística e curadora da instituição.
Max Fonseca Cardoso é o responsável pelas oficinas de confecção de pipas e pelas revoadas de pipas artísticas. Em 28 anos de atuação na área, Max já ministrou duas mil oficinas de pipas e organizou mais de 600 festivais. Além das oficinas, ele coordenará a exibição de pipeiros convidados com suas pipas artísticas. Haverá, ainda, brincadeiras, como dança do dragão (uma enorme estrutura feita de papel, que permite que os pequenos participem da movimentação da cauda) e paraquedas, e o lançamento do livro de Max: “Tá com medo, Tabaréu? É de linha de carretel”. No foyer do Museu será montada uma pequena exibição de pipas artísticas de dois e três metros de comprimento.
– Além de ensinar a técnica, eu trabalho a conscientização e a responsabilidade. Ensino a empinar pipas com segurança, nada de usar linha cortante. Meu trabalho pretende desenvolver a habilidade manual, a coordenação motora, ensinando a brincar de forma segura. É uma atividade que ainda une as famílias em uma mesma brincadeira – afirma Max.
Em caso de chuva, o evento será adiado.
Confira a programação
02/09 – Céu de pipas no Museu do Pontal
10h - Oficina de pipa pião
11h - Oficina de pipa pião
11h - Visita musicada
12h - Baú de brinquedos + revoada de pipas
14h - Brincadeiras no jardim
14h30 - Lançamento do livro de Max Fonseca Cardoso
15h - Visita musicada
15h- Oficina de pipa raia + revoada de pipas artísticas
16h - Oficina de pipa raia + revoada de pipas artísticas
17h - Baú de brinquedos + brincadeiras no jardim
03/09 - Céu de pipas no Museu do Pontal
10h - Bebês no Museu do Pontal – Especial pipas e cataventos
11h - Visita musicada
11h - Oficina de pipa sled para bebês + revoada de pipas
12h - Oficina de pipa sled para bebês + revoada de pipas
12h - Baú de brinquedos + revoada de pipas
14h - Brincadeiras no jardim
15h– Visita musicada
15h- Oficina de pipa tradicional + revoada de pipas artísticas
16h - Oficina de pipa tradicional + revoada de pipas artísticas
17h –Brincadeiras no jardim
Exposição:
Durante os dois dias do evento haverá uma exposição de pipas artísticas no foyer do museu.
Pipeiros convidados:
Além de Max Cardoso, estarão no evento os pipeiros Roberto Carlos (Binho), Rubem Cardoso Lemos, Ariovaldo Ferreira e Alexandre de Oliveira.