De 3 a 7 de novembro de 2025, a PUC-Rio estará aberta a artistas locais para a segunda edição do Corredor Cultural, evento que marca oficialmente o projeto Gávea do Rio, que tem o objetivo de integrar o campus a outras instituições culturais da região.
A programação, que envolve artes visuais, música, gastronomia, moda, design, saberes populares e cultura urbana, é gratuita e aberta ao público.
Será uma semana repleta de atividades, entre elas, exposições, feiras, oficinas, performances, música e mesas-redondas. Entre elas, uma homenagem a Darcy Ribeiro, com projeção interativa da capa do livro do "Povo brasileiro", ilustrado pela Tarsila do Amaral (1933).
Através de uma câmera, os rostos dos participantes serão capturados e reposicionados sobre a pintura projetada, fazendo uma releitura contemporânea do quadro com o público da PUC-Rio.
A exposição “Territórios Favela” reúne obras dos coletivos Rocinha sob Lentes e Imagens do Povo (Maré), destacando olhares potentes sobre a vida nas comunidades cariocas. As fotografias revelam o cotidiano, a cultura e a força dos territórios populares, com curadoria do fotógrafo Ratão Diniz.
A mostra “FERVO”, parte da exposição, celebra a fé, a cor e a alegria das manifestações culturais das favelas, convidando o público a se deixar envolver pela energia dessas imagens.
Mostra de filmes Itaú Cultural Play, oficinas de introdução à cerâmica, crochê livre, palestras Firjan sobre Indústria Audiovisual, Exposição Olhares de um Rio de Janeiro, Exposição Miguel Paiva – Dário de Um Inferno, Mostra de Filmes da Academia de Cinema da Rocinha, feira gastronômica, Sarau Ciranda, com o coletivo de mulheres pretas da Rocinha, batalha de Mcs, realizado a partir de uma parceria da Roda Cultural da Rocinha, Roland e School of Rock, e outras atrações também podem ser conferidas no link da programação.
Prêmio Cazuza School Of Rock
Com o intuito de promover a inclusão entre jovens universitários e do entorno, a School of Rock, em parceria com a Sociedade Viva Cazuza, promove o prêmio para eleger o melhor intérprete do cantor, no Corredor Cultural.
Entre os jurados estão o músico Charles Gavin, do Titãs, Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho, Marcel Miyahara, CEO da Roland Brasil, Fernando Quesada, Diretor Musical da School of Rock Brasil e Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e fundadora da Sociedade Viva Cazuza.
O vencedor vai ganhar uma bolsa de estudos de um ano da School of Rock do Leblon e um teclado Roland.
Participam do Corredor Cultural não só alunos, professores e funcionários, mas também coletivos, artistas e empreendimentos próximos ao campus, fortalecendo a presença da universidade como polo ativo de diálogo cultural. No ano passado, o evento contou com 20 mil pessoas ao longo de todos os dias.
Para mais informações e programação completa, acesse o site oficial do Corredor Cultural: https://www.puc-rio.br/corredorcultural/edicao2025/