O sagrado e o profano voltam a se encontrar nas ruas do Rio no tradicional cortejo da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades: a Procissão de Todos os Santos.
O evento reúne um público diverso e participativo sob a direção artística da pesquisadora, dramaturga e atriz Lígia Veiga.
Criado em 1999, o cortejo é uma celebração artística, pacífica e inclusiva que integra o Calendário Cultural da Companhia de Mystérios e Novidades. A cada edição, personagens simbólicos de diferentes tradições religiosas e mitológicas ganham vida por meio de atores, dançarinos e brincantes pernaltas, transformando as ruas da Zona Portuária em um espetáculo de fé, arte e convivência.
Aberta à participação popular, a procissão convida o público a incorporar o sagrado que habita em cada um:
“Vista seu santo, orixá, divindade ou qualquer força que o inspire e venha para a procissão!”, propõem os organizadores.
O trajeto parte da Praça Mauá, segue pelo Cais do Valongo e termina na Praça da Harmonia, reconhecida como “Sede de Arte Pública Carioca”, reafirmando o cortejo como um dos rituais mais singulares e poéticos do calendário cultural do Rio.