A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta a história do marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como João Cândido ou "Almirante Negro", líder da "Revolta da Chibata".
A ópera popular "Chegança do Almirante Negro na Pequena África" será apresentada no dia 23 de novembro, sábado, às 16h, com dramaturgia em cordel de Edmilson Santini e direção artística de Ligia Veiga.
A Companhia, que se orgulha de ser uma das vencedoras do 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria "Energia que vem da Gente", chega à "Sede de Arte Pública Carioca" em um cortejo que começa no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira. "Um prêmio é sempre um grande reconhecimento para quem trabalha com arte pública no Brasil", conta Ligia.
Com um elenco de 23 integrantes, incluindo atores, dançarinos e músicos sobre pernas de pau, a encenação reforça o aspecto arquetípico dos personagens.
A dramaturgia em cordel é inspirada no episódio da Revolta da Chibata, e a música foi composta especialmente para o espetáculo, seguindo uma linha de pesquisa baseada em melodias e ritmos do auto popular brasileiro: cheganças e marujadas.