O Criz4Jazz, encontro semanal que reúne música, arte, lançamentos de livros e exposições em um aconchegante casarão do bairro, celebra dois anos de atividades com uma edição especial durante o Arte de Portas Abertas (28 e 29 de setembro, 4 e 5 de outubro).
A comemoração começa no domingo, 28 de setembro, com a abertura da exposição FotoJazz, que reúne fotógrafos e fotógrafas que participaram do projeto ao longo desses dois anos. A mostra é uma verdadeira imersão em música e imagem, traduzindo a essência do Criz4Jazz: encontro, arte e celebração coletiva.
Música e fotografia lado a lado
Criado no Solar do Mirante, ponto de cultura comandado por Jorge Carvalho, o Criz4Jazz promove encontros entre artistas visuais e músicos. O quarteto é formado por Carlito Gepe (baixo), Luis Hiroshi (teclados), Elly Werneck (bateria) e Chrys Isidoro (voz e idealizadora do projeto). Eles abrem a noite com um set instrumental que passeia pelo jazz internacional, música brasileira, pop e rhythm and blues.
Na sequência, três fotógrafos apresentam imagens que dialogam com a música ao vivo, transitando entre o documental e o ensaio artístico. As projeções em loop pela casa se somam ao som do quarteto, criando uma experiência sinestésica que mistura liberdade, prazer e poesia.
A exposição FotoJazz
Com curadoria de Mauro Trindade, a mostra reúne obras de nomes de destaque da fotografia carioca e brasileira, entre eles:
AC Junior, Américo Vermelho, Ana Carolina Fernandes, André Teixeira, Andrea Nestrea, Barbara Dias, Chrys Isidoro, Fernanda Lima, Lara Chiarabelli, Luiz Bhering, Marcio RM, Miriam Ramalho, Noélia Albuquerque, Paulo Rodrigues, Salvador Scofano, Renan Cepeda e Ricardo Beliel.
As imagens expostas no Arte de Portas Abertas revelam fragmentos das noites de quarta-feira do Criz4Jazz, registrando momentos de intensidade artística e cultural que se tornaram marca registrada do projeto.
Além da abertura no domingo, dia 28, a exposição poderá ser visitada também nos dias 4 e 5 de outubro.
Dois anos de encontros e memórias
Em sua trajetória, o Criz4Jazz já recebeu participações especiais de músicos como Humberto Barros, Reppolho e Sidney Matos, consolidando-se como um espaço de experimentação artística e celebração coletiva em Santa Teresa.
“Talvez a melhor palavra para definir estas noites seja felicidade. As grandes músicas, as imagens e a atmosfera do Solar criam uma experiência única, que permanece mesmo depois do show. Aqui o tempo anda mais devagar”, resume Chrys Isidoro, cantora, fotógrafa e idealizadora do projeto.
Serviço
Abertura da Exposição FotoJazz e show comemorativo do Criz4Jazz
Domingo, 28 de setembro – das 16h às 22h
Solar do Mirante – Rua Leopoldo Fróes, 163, Santa Teresa
Exposição FotoJazz – Arte de Portas Abertas
29 de setembro, 4 e 5 de outubro
Das 11h às 18h