ARTE E CULTURA >> Evento

  • É dia de Jorge no Beco das Sardinhas

    Da Redação em 22 de Abril de 2017    Informar erro
    É dia de Jorge no Beco das Sardinhas
    Local: Beco das Sardinhas
    ENDEREÇO: Rua Miguel Couto, 139 - Centro
    DATA : 22/04/2017 HORA : 14h às 22h VALOR : Grátis
    DATA : 23/04/2017 HORA : 14h às 22h VALOR : Grátis
    DETALHES:

    Caso São Pedro resolva vir de penetra na festa de São Jorge, os organizadores avisam que a área é totalmente coberta.

    LINK: Clique aqui e visite o site
    Uma celebração bem carioca - na Região Portuária do Rio de Janeiro - ao popular Santo Guerreiro e seu sincretismo nas religiões afro-brasileiras: É dia de Jorge. Várias atividades estão programadas: no sábado, dia 22, às 15h, uma roda de samba liderada só por homens, mas recebendo mulheres: André Jamaica (Quilombo do Grotão e Sambalangandã) e Gabriel Cavalcante (Samba da Ouvidor e Samba do Trabalhador) convidam Andrea Dutra (que cantará clássicos de Samba-Canção) e Angélica Ventura (com os Sambas de Terreiro). Neste dia (20h) tem também o Tambor de Cumba celebrando o sincretismo de São Jorge e de Ogum transformando a noite num terreiro com muito coco, jongo, samba de roda e maracatu.

    Já no domingo, dia 23, às 15h, somente mulheres comandam a roda, mas os convidados são homens: Flor do Samba (Primavera das Mulheres) recebe Luis Caffe (com a nata do Partido Alto) e Zeh Gustavo (cantando só o melhor do Samba de Breque).

    Sábado, 22 de abril

    14h Aula Pública : Gratuita : Dança Afro com Aninha Catão

    Que tal aprender a dançar pra Ogum na véspera de São Jorge? A Aninha Catão abre nosso É dia de Jorge no Beco das Sardinhas, no sábado, às 14h, com uma oficina aberta, gratuita e na rua, de dança afro!

    15h Samba de Jorge : André Jamaica : Gabriel Cavalcante + Convidadas

    No sábado, dia 22, às 15h, teremos uma roda de samba liderada só por homens, mas recebendo mulheres: André Jamaica (Quilombo do Grotão e Sambalangandã) e Gabriel Cavalcante (Samba da Ouvidor e Samba do Trabalhador) convidam Andrea Dutra (que cantará clássicos de Samba-Canção) e Angélica Ventura (com os Sambas de Terreiro).

    20h Tambores de Ogum : Coco, Jongo e Maracatu com Tambor de Cumba

    O Tambor de Cumba celebrará o sincretismo de São Jorge e de Ogum transformando a noite num terreiro com muito coco, jongo, samba de roda e maracatu.

    00h Cinema Negro antes da Alvorada de Jorge : Seleção Clementino JR.

    Imagina passar a madrugada em uma rua histórica da cidade assistindo filmes sobre sincretismo com o povo negro como protagonista com a curadoria do Clementino Junior do Cineclube Atlântico Negro? E se tiver uma coleção de cafés brasileiros para que vocês fiquem acordados descobrindo nossos sabores e aromas de norte a sul, escolhidos a dedo pela Moni Abreu da Cafeoteca do Brasil? Da meia-noite às cinco da manhã (dia 23), a hora da alvorada, no É dia de Jorge no Beco das Sardinhas.

    05h Alvorada : : Fogos da Banda da Conceição e Axé Quilombola

    A Alvorada de São Jorge do É dia de Jorge no Beco das Sardinhas, às cinco da manhã do dia 23 de abril, será com o Frigideira, presidente da Banda da Conceição, soltando os fogos e recebendo o Axé Quilombola, bloco afro e de Afoxé com integrantes da Região Portuária. Eles ficam até às 08h com seus atabaques e agogôs,

    08h Maracatu Baques do Pina para pequenos e grandes : É dia de Jorge

    Para completar nosso - literalmente - viradão de Jorge, entra o Grupo Maracatu Baques do Pina para pequenos e grandes : É dia de Jorge, fechando trinta e duas horas direto de programação. Será no domingo de manhã para a família poder aproveitar, com histórias e muito tambor, chocalho e gonguê. O novo livro de Lobisomem Victor Lobisomem, "Jorge, o dragão e o cavaleiro que sabia voar", também estará à venda na festa, que contará com uma livraria itinerante temática em africanidades e cultura negra (para crianças e adultos também).

    10h Chorinho do Morro da Conceição celebra Pixinguinha: Dia do Choro

    Dia de São Jorge também é dia de São Pixinguinha, nascido no mesmo dia, que virou data oficial: Dia Nacional do Choro. O Chorinho do Morro da Conceição, comandado por Ronaldo do Pandeiro, celebra o mestre no Beco das Sardinhas.

    13h Aula Pública : "Quem faz o santo é o povo" : Luiz Rufino

    A princípio é uma aula pública de Luiz Rufino, mas a intenção é firmar uma gira de pensamentos e versos que invocam e atravessam o imaginário em torno deste signo que é o santo Jorge. No fiar das palavras a gente firma ponto e vai botando as ideias para baixar na canjira. Da devoção encruzada, da rua, dos valentões, pernadas, dos altares do povo regados as cerveja e suor. Ogun, São Jorge, Seu Beira Mar, orixá, caboclo, capitão das encruzas, padrinho da malandragem. Falaremos do Rio uma cidade que é terreiro e do santo que nos vela do alto dos botequins e nos alumia do céu.

    15h Samba de Jorge : Flor do Samba recebe Luis Caffe e Zeh Gustavo

    Já no domingo, dia 23, às 15h, somente mulheres comandam a roda, mas os convidados são homens: Flor do Samba (Primavera das Mulheres) recebe Luis Caffe (com a nata do Partido Alto) e Zeh Gustavo (cantando só o melhor do Samba de Breque).

    20h Baile do Beco : Charme e Funk nas Sardinhas: DJs Doni e Lourenço

    Fechando as celebrações, o Baile do Beco com Charme e Funk do Beco das Sardinhas! DJ Rodrigo Doni (Noites Tropicais) e DJ Lourenço (Charme da Gamboa) no domingo, 23, às 20h.

    COMIDAS E BEBIDAS

    Casa Porto : HAGAR, o sanduíche : OVNI Burguer : RockBird Craft Brewery : Comidaria Querino : Suco Que Beleza : Cachorro-Quente do Oliveira : Du Sal : Cafeoteca do Brasil : Cecarioca : Doces da Socorro : Pastel do Maycon : Batatas Rechedas da Cátia : Danada Drinks : Santuário Relicário : e mais.


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      ABL: palestras sobre "Mitos da Música Brasileira", Geraldo Carneiro abre falando de Tom Jobim
      Saiba Mais
      CCJF tem programação dedicada às mulheres em março, confira
      Saiba Mais
      Festa Literária de Santa Teresa: homenagem à família Gil e tributo a Donga e Franz Kafka
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO