ARTE E CULTURA >> Evento

  • Encontro Nacional de Bambas: oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira

    Da Redação em 04 de Julho de 2022    Informar erro
    Encontro Nacional de Bambas: oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira

    Mestre Jagunço é o organizador do Encontro Nacional de Bambas - Foto: Divulgação

    Local: Lona Cultural João Bosco
    ENDEREÇO: Avenida São Felix, 601 - Vista Alegre
    Capoeiristas do Rio de Janeiro convidam para atividades temáticas do Encontro Nacional de Bambas que acontece entre os dias 11 e 16 de julho (de segunda a sábado).
     
    O evento terá oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira. A programação acontece das 18h às 21h na Lona João Bosco e outros pontos do Rio. As inscrições são gratuitas, pelo site: https://www.mestrejagunco.com.br/

    Idealizado pelo mestre Jagunço, é a quinta edição do festival, que acontece anualmente, reunindo capoeiristas de todo país para discutir os impactos da capoeira na sociedade, além de promover ações que preservem a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, empoderando socialmente os capoeiristas brasileiros.

    A 5ª edição traz o tema “Valorização dos Saberes Ancestrais e a Preservação da Água”, que visa muita troca de conhecimento entre os participantes.
     
    Na ocasião, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, sediará uma intensa programação, e no dia 11, haverá oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, ministrada por Mestre Tota, gestor do projeto SAC , de Valença /RJ.
     
    No dia 12, será a vez da Oficina de Samba de Roda, ministrada pelo casal Canela Monteiro e Mila Suita.
     
    Já no dia 13, haverá a oficina de Musicalidade na Capoeira com Mestre Tonho Matéria, ex-componente da banda percussiva Olodum, trazendo toda sua diversidade musical. E no dia 14, será ministrado um aulão de movimentação com Mestre Emílio.

    Mas, não para por aí! Nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), a região central do Rio de Janeiro será  palco das atrações, e no dia 15, haverá  tour pelos pontos históricos do centro da cidade, que respiram a história da capoeira, iniciando no Cais do Valongo, às 10h, finalizando às 14h, no Teatro Alcione Araújo – Avenida Presidente Vargas, 601 (Biblioteca Parque Estadual).
     
    Finalizando a programação, no dia 16, a Fundação São Martinho, na Lapa, sediará a partir das 9h, a cerimônia de batizado e troca de graduação das crianças atendidas pelos projetos em que Mestre Jagunço atua ensinando capoeira a crianças em extrema vulnerabilidade, como: Casa de Bambas, Ong Amigos pela Caridade, de Realengo.
     
    Um destaque será a roda de capoeira inclusiva, da APAE, de crianças com síndrome de Down, mostrando que podem tudo. Nesta data também acontecerá a elevação de grau do Mestre Jagunço, que celebrará junto aos alunos o grande momento.

    Para o Mestre Jagunço, promover eventos como este é de grande importância para a cultura. “A capoeira faz parte da nossa história, é mais do que um esporte, é inclusão social, é dança, é luta e contribui para que jovens saiam da marginalidade. Que os cariocas apaixonados pela capoeira, possam estar com a gente neste lindo evento”, comenta.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Arte de Portas Abertas, Santa Teresa, já tem data
      Saiba Mais
      Prix Photo Aliança Francesa: 1º lugar vai ganhar viagem à Paris
      Saiba Mais
      Palacete de 1926 vai abrigar o Casa Design Rio, evento de arquitetura, decoração e paisagismo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Janaina Bemvindo:
        Ansiosa nível master para este evento!!?

      • Comentário do post José Romildoo Dos santos:
        Esse evento vai marcar o Rio de Janeiro com grandes profissionais da nossa capoeira.


DIVULGAÇÃO