ARTE E CULTURA >> Evento

  • Espetáculo inédito “Os Encantados vivem: Manifesto Amazônia!” na Feira do Lavradio e em Bangu

    Da Redação em 05 de Junho de 2024    Informar erro
    Espetáculo inédito “Os Encantados vivem: Manifesto Amazônia!” na Feira do Lavradio e em Bangu

    Foto: Lucas Ian

    Local: Espetáculo
    DATA : 08/06/2024
    DATA : 15/06/2024
    Teatro, dança, música popular e erudita, pernas de pau, lendas amazônicas e muita cultura cabocla do Norte do Brasil.
     
    O espetáculo inédito “Os Encantados vivem: Manifesto Amazônia!” chega ao Rio de Janeiro em duas apresentações especiais - na Feira do Lavradio e em Bangu -, conta com apresentações gratuitas e acessibilidade - intérprete de libras. 
     
    Com o objetivo de resguardar e fomentar as culturas ancestrais do Norte do Brasil e promover o empoderamento feminino, a peça faz uma releitura lúdica das lendas amazônicas.  A principal lenda encenada é do boto-cor-de-rosa, contada a partir de um olhar feminino e contemporâneo, que traz uma reflexão sobre a maternidade solo, que é a realidade de muitas mulheres. Além do boto-cor-de-rosa, aparecem os encantados: Matinta Perera, Arara Mariana, Cabocla de Pena, Iara e a Cobra Grande. As lendas amazônicas indígenas são retratadas com o objetivo de exaltar os povos originários do Brasil.
     
    Na trama, o boto, que durante o dia fica no rio e à noite se transforma em homem para seduzir as mulheres ribeirinhas, as engravida e desaparece. Ao longo do espetáculo, essa história é comparada à realidade de muitas mulheres mães que são abandonadas pelo genitor de seus filhos. Para Krishna Naira Azevedo, uma das fundadoras do projeto, a missão do espetáculo é honrar as tradições e expressões culturais do Norte brasileiro, por meio da mulher ribeirinha:
     
    “Nosso propósito é fazer com que, ao longo do espetáculo, a essência da cultura cabocla do Norte brasileiro, especialmente o Carimbó, assim como os conhecimentos das diversas culturas da região, suas tradições, mitos, celebrações, danças, músicas e resistências, ganhem vida por meio da dança, das canções e da poesia. Com esse objetivo em mente, buscamos despertar a curiosidade acerca da riqueza cultural do Brasil, enriquecendo o imaginário popular com uma narrativa genuinamente brasileira, vista a partir de uma perspectiva feminina”, afirma Krishna.
     
    A história é contada em uma experiência única de multilinguagem, envolvendo poesia, dança e música, com atores no chão do palco e nas pernas de pau, narradores e a banda. Os instrumentos populares do Carimbó - curimbó, banjo e maracá -, considerados Patrimônio Cultural Imaterial -, são misturados com instrumentos eruditos, que são: violino, violoncelo e fagote. O espetáculo consegue, dessa forma, criar uma arte erudita brasileira a partir de elementos da cultura popular, por meio das canções. 
     
    O espetáculo conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), e da  Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), por meio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura. 
     
    08/06 às 19h - “Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!” em Bangu - Praça Guilherme Silveira  (intérprete de Libras).
     
    15/06 às 16h- “Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!” em Feira do Lavradio - Centro (intérprete de Libras)
    Contato para Imprensa: Marcela Canéro (21)97935-7017 e Carolina Grobbeiro (27) 99757-4410
     
    Sobre o Coletivo Carimbó dos Altos:
     
    O coletivo “Carimbó dos Altos” nasceu em 2018 e é composto por multiartistas em sua maioria oriundos do norte do Brasil e liderado por mulheres.  Tem como objetivo central despertar o corpo caboclo e ancestral daqueles que participam de suas intervenções, sejam como artistas quanto como o público que acompanha sua arte, no chão ou em Pernas de Pau. 

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      DW! Semana de Design acontece pela primeira vez no Rio
      Saiba Mais
      Exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju: últimos dias no MAC
      Saiba Mais
      7ª Edição do Festival Gamboa de Portos Abertos: oficinas, cortejos e mais de 30 ateliês participantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO