ARTE E CULTURA >> Evento

  • ExpoLivro: Bate-papos, lançamentos e cultura na Casa de Inovação da PUC-Rio

    Da Redação em 22 de Maio de 2024    Informar erro
    ExpoLivro: Bate-papos, lançamentos e cultura na Casa de Inovação da PUC-Rio
    Local: Casa de Inovação da PUC-Rio
    ENDEREÇO: Rua Marquês de São Vicente, 225
    DATA : 20/05/2024
    DATA : 21/05/2024
    DATA : 22/05/2024
    DATA : 23/05/2024
    DETALHES: De 20 a 23 de maio, entrada gratuita.
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A primeira edição da ExpoLivro ocupa a Casa de Inovação da PUC-Rio a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de maio.
     
    Idealizado pela Editora PUC-Rio, o evento contará com workshops, debates, lançamentos e cases do mercado editorial, sobre temas relevantes para o mercado, que vão desde Inteligência Artificial, até o Carnaval.
     
    As inscrições podem ser feitas no site do evento no link acima.
     
    “A ExpoLivro PUC-Rio será um novo ponto de encontro do mercado editorial na cidade. O objetivo é expor as novidades do mercado para o público universitário e  aproximar a comunidade acadêmica de livros, autores e editoras. Esta é apenas a primeira edição da ExpoLivro. Nosso objetivo é que entre para o calendário anual de eventos culturais da cidade a partir de 2025, ano em que o Rio será a ‘capital mundial do livro da UNESCO’, afirma Felipe Gomberg, diretor editorial da Editora PUC-Rio.
     
    O evento vai oferecer atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras renomadas de todo o Brasil, como o Grupo Editorial Record, Editora PUC-Rio, Editora Vozes, UBU Editora, EdiPUCRS, Edições Loyola e Numa Editora. “Convidamos para esta primeira edição editoras com trajetória histórica no mercado editorial, além de editoras com projetos em colaboração com a Editora PUC-Rio em andamento”, completa Gomberg.
     
    A programação começa na manhã do dia 20 de maio com uma palestra de Rafaella Machado e Livia Vianna, editoras executivas do Grupo Editorial Record.
     
    Na parte da tarde, é a vez de Florencia Ferrari, diretora editorial da Editora UBU; seguida por Aline Carneiro e Teobaldo Heidemann, editora e gerente de vendas da Editora Vozes; e Paulo Moregola, diretor de marketing das Edições Loyola.
     
    A tarde de cases será encerrada com o lançamento do Selo PUC+, uma parceria entre a Editora PUC-Rio e a EdiPUCRS.
     
    Às 18h, a Editora UBU com Florencia Ferrari convida os tradutores Edgar Lyra e Clarisse de Souza para o Papo Editorial “Ética na Inteligência Artificial: traduzir e publicar IA”, unindo literatura e tecnologia.
     
    No dia 21, terça-feira, o Grupo Editorial Record promove o Papo Editorial “Meu destino é ser onça: desdobramentos de uma história”, com a editora Livia Vianna, o autor Alberto Mussa e o carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora. “Conversar com Leonardo é a segurança de uma troca inteligente de ideias, de criatividade e de bom humor”, celebra Mussa, que dá continuidade à programação com uma sessão de autógrafos do livro que inspirou o enredo da Grande Rio neste ano.
     
    O workshop “O audiolivro”, ministrado pela Coordenadora de Audiolivros do Grupo Sextante, Sílvia Leitão Monteiro, abre as atividades no dia 22. Serão exploradas as oportunidades comerciais de audiolivros no Brasil, além da relevância deste formato para a inclusão de pessoas com deficiência. “É importante que os editores ofereçam todos os formatos possíveis quando lançarem um novo livro, incluindo impresso, ebook e audiolivro”, explica.
     
    Ainda no dia 22, a Numa Editora apresenta o Papo Editorial “Objeto Impróprio: livro, arte e política”, com a editora Adriana Maciel, o autor Otavio Leonídio e o autor convidado Sérgio Martins. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com os dois autores: Otavio Leonídio, autor de “Objeto impróprio” (Editora Numa/Editora PUC-Rio); e Sérgio Martins, autor de “Arte negativa para um país negativo” (UBU Editora). 
     
    No último dia de evento, 23 de maio, a ExpoLivro apresenta o workshop “Editar textos e democratizar conhecimento”, com o professor e editor José de Souza Muniz. Em seguida, a Hucitec Editora oferece o Papo Editorial “Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição”, com a editora Mariana Nada, a autora Camila Leporace e José de Souza Muniz, que retorna para a atividade. No fechamento do evento, haverá uma sessão de autógrafos com Camila Leporace, autora de “Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial” (Hucitec Editora/ Editora PUC-Rio), que será lançado no mesmo dia.
     
    “Chamo de Algoritmosfera o grande ambiente online algorítmico no qual todos nós estamos inseridos quando nos conectamos à internet”, afirma Camila. Em 2023, no processo de edição final da obra, o Chat GPT tornou tangível o poder da IA generativa. Assim, o livro conta com diversas inserções feitas no calor dos debates que tomaram conta da mídia com a popularização da IA generativa. “Acredito que a compreensão da maneira como seres humanos percebem o mundo e agem nele é muito frutífera para buscarmos maneiras mais saudáveis de lidar com a novas tecnologias. É preciso que as pessoas entendam o poder humano num momento em que tanto se fala do poder das máquinas”. 
     
    A ExpoLivro ocorrerá no mesmo período da Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em que a Editora PUC-Rio será a anfitriã. No campus da universidade, estarão presentes editores e o corpo técnico de mais de 70 editoras de instituições de ensino superior brasileiras.
     
    Segunda 20 de maio
    9h30 - Grupo Editorial Record, com as editoras Rafaella Machado e Livia Vianna
    14h - Editora UBU, com a diretora editorial Florencia Ferrari
    15h - Editora Vozes, com a editora e o gerente de vendas Aline Carneiro e Teobaldo Heidemann
    16h30 - Edições Loyola, com o diretor de marketing Paulo Moregola
    17h30 - PUC+, com as colaboradoras Aline da Rosa Urbano e Tatiana Helich
    18h - Papo Editorial | Editora UBU apresenta Ética na Inteligência Artificial: traduzir e publicar IA. Bate-papo com a editora Florencia Ferrari e os tradutores Edgar Lyra e Clarisse de Souza.
     
    Terça 21 de maio
    17h - Papo Editorial | Grupo Editorial Record apresenta Meu destino é ser onça: desdobramentos de uma história. Bate-papo com a editora Livia Vianna, o autor Alberto Mussa e o carnavalesco da Grande Rio Leonardo Bora
    18h - Sessão de autógrafos Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa (Record)
     
    Quarta 22 de maio
    14h - Workshop | ‘O audiolivro’, com a editora Sílvia Leitão Monteiro
    17h - Papo Editorial | Numa Editora apresenta Objeto impróprio: livro, arte e política. Bate-papo com a editora Adriana Maciel, o autor Otavio Leonídio e o autor convidado Sérgio Martins
    18h - Sessão de autógrafos Objeto impróprio, de Otavio Leonídio (Numa Editora / Editora PUC-Rio) e Arte negativa para um país negativo, de Sérgio Martins (UBU Editora)
     
    Quinta 23 de maio
    14h - Workshop | ‘Editar textos e democratizar conhecimento’, com o professor e editor José de Souza Muniz
    17h - Papo Editorial | Hucitec Editora apresenta Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição. Bate-papo com a editora Mariana Nada, a autora Camila Leporace e o professor e editor José de Souza Muniz
    18h - Sessão de autógrafos Algoritmosfera, de Camila Leporace (Hucitec Editora /Editora PUC-Rio).
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      ABL: palestras sobre "Mitos da Música Brasileira", Geraldo Carneiro abre falando de Tom Jobim
      Saiba Mais
      “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” no MAC
      Saiba Mais
      Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO