Com o objetivo de criar experiências inovadoras de arte e educação no contexto da cultura digital, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lançará no dia 12 de outubro Fantástico Jardim, uma plataforma digital lúdico-interativa para crianças de até 6 anos acerca das espécies botânicas existentes no Parque do Flamengo.
Inspirado no projeto paisagístico de Burle Marx para o Aterro, Fantástico Jardim funciona como uma exposição virtual com dispositivos de interatividade e aprendizado. O projeto adota o Parque do Flamengo e seus jardins – uma obra viva, que se transforma ao longo do tempo – como um campo expandido de pesquisa, e apresenta as espécies de plantas como elementos de diversão para o público infantil.
Abricó-de-macaco, acácia pom-pom, coqueiro, figueira de bengala, flamboiã, jambeiro, paineira rosa, palmeira do amor, mulungu e ninfeia rubra são algumas das espécies abordadas pela plataforma, que inclui ainda as “espécies que voam”: abelha, bem-te-vi, lavadeira-mascarada, maritaca...
Em Fantástico Jardim, as plantas funcionam como um recurso artístico para a criação de ambientes e paisagens: a plataforma traz jogos em que a criança monta seu próprio projeto paisagístico com base nas formas sinuosas e orgânicas encontradas no Parque do Flamengo.
A partir de um banco de dados ilustrativo das espécies de plantas, a criança é convidada a imaginar e construir o seu jardim.
Por meio de dispositivos simples baseados na navegação do cursor, a plataforma abre espaço para o desenvolvimento emocional e afetivo em relação às espécies de plantas, bem como para o exercício cognitivo e psicomotor.
Clicando e arrastando o dedo sobre a tela, é possível praticar noções de identificação e reconhecimento, por meio de cores e formas, estimulando a criatividade e a percepção do espaço virtual. Também é possível “salvar” o jardim criado pela criança em um banco de dados, onde ela poderá visitar/visualizar outras paisagens produzidas.
A plataforma é um projeto interdisciplinar que funciona como um espaço de compartilhamento de experiências por meio de jogos, animações, enquetes e ferramentas de pesquisa. O site é desenvolvido preferencialmente para o uso em tablets e smartphones, mas também estará disponível para computadores. A plataforma inclui uma seção com conteúdos de pesquisa e consulta sobre as espécies do Parque do Flamengo.
Link: www.fantasticojardim.org.br
Instagram: @mam.rio
Ingressos: Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito
Valores sugeridos: Adultos: R$ 20 | Crianças, estudantes e +60: R$ 10
Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos
>> Conforme o Decreto Municipal nº 49.335, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada no MAM Rio.