Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Sesc Tijuca vai realizar, no próximo sábado (07/12), das 11h às 18h, uma feira com pessoas refugiadas. O Sesc+ Povos e Nações – Sabores e Saberes vai reunir, em um só lugar, feira gastronômica, oficinas, apresentações musicais e uma exposição sobre mudanças climáticas e refúgio, num encontro que reverencia a luta e de resiliência de pessoas que tiveram que deixar seus países e acharam refúgio no Rio de janeiro. A entrada é gratuita.
O público poderá saborear pratos típicos da gastronomia de países como Venezuela, Síria, Colômbia, Haiti e República Democrática do Congo, além de conhecer a criação de artesãos de várias culturas. O evento será embalado por ritmos latinos e africanos, com apresentação, ao longo do dia, do DJ angolano Joss Dee e show, às 16h30, do Coral Rei, banda formada por congoleses e angolanos.
Em um ambiente acolhedor para as famílias, que busca valorizar a trajetória e potência de pessoas vindas de diversos países, os visitantes também poderão participar de oficinas de turbantes, caligrafia árabe, bijuteria, bonecas e dança afro.
Os participantes vão conhecer ainda a exposição "Mural do Clima", resultado de um trabalho realizado pelo Sesc Duque de Caxias sobre sustentabilidade e refúgio em escolas da Baixada Fluminense, disseminando informações e promovendo a conscientização sobre o impacto da crise climática.
Com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o evento tem o objetivo de conectar os novos habitantes da cidade aos outros moradores do Rio, criando um espaço de integração e trocas culturais, fomentando o desenvolvimento social e comunitário. O Sesc atua em parceria com diversas organizações oferecendo assistência, informações e oportunidades para refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes no estado.
07/12, das 11h às 18h
Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita, 539
Entrada gratuita