A Festa da Luz transforma diferentes pontos do Centro em uma grande galeria a céu aberto. Instalações de artistas brasileiros e internacionais ocupam ruas e praças, criando um percurso que mistura arte contemporânea, tecnologia, cultura popular e intervenções de grande impacto visual.
A programação integra a Semana de Arte do Rio e reúne obras em cinco locais: Arcos da Lapa, Praça Tiradentes, Largo da Carioca, Praça XV de Novembro e Cinelândia.
Entre os artistas estão Akacorleone, Homem Gaiola, El Ocote, Alex Senna, Fefê Talavera, Francisco Mallmann, Thiago Mazza, Conceição Evaristo e Amanda Lobos.
Nos Arcos da Lapa estão “Templo da Luz”, de Akacorleone; “Paisagens Digitais”, de Homem Gaiola; e “Toltech”, de El Ocote. Na Praça Tiradentes, “Sonhando acordado”, de Alex Senna. O Largo da Carioca recebe três obras de Fefê Talavera e Filhos do Sopo: “Gambá”, “Unicórnio” e “Onça”.
Na Praça XV de Novembro, o público encontra “A rua é do desejo”, de Francisco Mallmann; “Plantas Pulsam”, de Thiago Mazza; e “Baleia”, de Fefê Talavera e Filhos do Sopo. Já a Cinelândia recebe “A vida vai ressurgir”, de Conceição Evaristo, e “Ventura”, de Amanda Lobos.
A Festa da Luz faz parte da programação da primeira Semana de Arte do Rio, que reúne festivais, exposições, intervenções urbanas e atividades de diferentes linguagens artísticas em espaços culturais, museus, teatros, galerias e equipamentos públicos do Centro.
Serviço
Festa da Luz – Semana de Arte do Rio
Até domingo 27/09
Arcos da Lapa
Praça Tiradentes
Largo da Carioca
Praça XV de Novembro
Cinelândia
Programação gratuita e aberta ao público.