ARTE E CULTURA >> Evento

  • Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”

    Da Redação em 08 de Março de 2024    Informar erro
    Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”

    Criado, em 2021, para promover o empreendedorismo sustentável da cadeia produtiva da moda fluminense, o Festival ID:Rio chega à terceira edição movimentando diferentes polos do trade em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. 
     
    Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida. 
     
    Após o primeiro fim de semana em Petrópolis, o ID:Rio 2024 chega a Niterói, com palestras do Enel Summit, uma série de desfiles no Salão Principal do MAC, feira de microempreendedores de moda e design, e um line-up de shows gratuitos, via Sympla, reunindo grandes nomes como Fernanda Abreu, DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido.
     
    Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda.”
     
    O evento chega a  Niterói no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca "Lécia by Letícia Spiller", com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público pode conferir a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes. 
     
    No sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile "Coleção Energia by Almir França", 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. Os shows de DJ Felipe Roale e DJ Tamy Reys encerram o segundo dia.
     
    Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo "Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global", encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.
     
    Já na capital carioca, na segunda-feira, 11/03, a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros que enfatiza: “ O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho.” 
     
    No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.
     
    O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.
     
    No último dia 1º de março, o Evento teve sua abertura  oficial em Petrópolis, com um dia de palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Em pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.
     
    No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.
     
    PROGRAMAÇÃO
    Niterói
     
    08/03 - MAC 
     
    15h - Abertura dos portões ID:Rio - Pça. MAC
    17h - Cerimônia de abertura para convidados - Lounge Mercado Criativo
    18h - Desfile Lécia by Letícia Spiller (Apoio IED RJ) - Salão Principal
    19h - Show Fernanda Abreu + DJ Felipe Roale + DJ Nicole Nandes - Praça MAC
     
    09/03 - MAC
     
    09h30 - Abertura ID:Rio Apresenta Linka - Evento de educação voltado para empreendedores, pequenos negócios e estudantes
    10h15 - ID Rio Apresenta Linka: Pedrinho Salomão
    10h45 - ID Rio Apresenta Linka: Breno Paquelet
    11h45 - Inova Moda Digital by Senai Cetiqt
    12h45 - Intervalo para almoço
    14h - ID:Rio e Mulheres do Brasil apresentam: Diálogos de Impacto - Protagonismo feminino em rede: O poder de transformação social dos coletivos de mulheres na cidade de Niterói
    14h30 - EmPower15: Histórias que transformam
    14h45 - Diálogos de impacto: Empreendedorismo e moda sustentável
    15h20 - EmPower15: Histórias que transformam
    15h40 - Negócios sustentáveis de impacto
    16h20 - Encerramento Enel Summit
    18h - Desfile Beachwear de Cabo Frio
    19h - Desfile Coleção Energia by Almir França
    19h - Show Dj Felipe Roale + Dj Tamy Reis
     
    10/03 - MAC
     
    15h - Abertura dos portões ID:Rio
    18h - Desfile Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global - Salão Principal MAC
    19h - Show Toni Garrido + DJ Felipe Roale + DJ Negralha (O Rappa) - Praça MAC
     
    Rio de Janeiro
     
    11/03 - Biblioteca Parque Municipal - Auditório Darcy Ribeiro
     
    10h - Abertura com presença da Sec. de Estado de Cult. e Econ. Criativa Danielle Barros
    10h30 - Workshop Nova gastronomia sustentável com Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas)
    14h - Mesa redonda: Claudia Viana (Subsec. Est. Cultura e Economia Criativa do RJ), Luiza Souza (@musadaspanelas) e Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo)
     
    Programação online, através do Instagram @idriofestival
    Convites gratuitos via Sympla.
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Queerioca tem ótima programação cultural e a primeira edição da Feira Alvoroço com KaraoQueer
      Saiba Mais
      “Design Week XP” movimenta a Faculdade Hélio Alonso
      Saiba Mais
      3º Encontro de Motociclistas no Mercado Municipal de Niterói
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO