ARTE E CULTURA >> Evento

  • Festival Internacional de Robótica movimenta o Píer Mauá com estudantes de 37 países, entrada grátis

    Da Redação em 04 de Agosto de 2022    Informar erro
    Local: Píer Mauá
    ENDEREÇO: Boulevard Olímpico
    DATA : 05/08/2022
    DATA : 06/08/2022
    DATA : 07/08/2022
    Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Festival Internacional de Robótica acontece este fim de semana no Pier Mauá com a participação de 990 estudantes de 37 países.
     
    Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes, de 9 a 19 anos.
     
    O festival de robótica será aberto ao público, com entrada gratuita e sujeita à lotação, que também poderá participar de atividades experimentais de ciência, artes e tecnologia.
     
    O evento integra o calendário oficial desta temporada da FIRST – organizadora de competições de robótica em todo o mundo.
     
    Com o projeto ‘Dragon Farmacy’, a Dragon Bots, da Escola Firjan SESI Barra do Piraí, irá competir na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), onde os estudantes, de 9 a 16 anos, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete, além de desenvolverem um projeto de inovação.
     
    O projeto dos alunos do Sul Fluminense consiste em uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para o distrito de São José do Turvo —, conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal, e foi campeão na categoria ‘Projeto de Inovação’, no Torneio Nacional, realizado em maio, em São Paulo.
     
    E a equipe Tucanus, da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, irá competir na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). Nessa competição, estudantes do ensino médio, de 15 a 18 anos, são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes. Nessa categoria, não há um projeto.
     
    O páreo internacional é realizado sob a bandeira do SESI FIRST Lego League (FLL) International Open Brazil, evento que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras.
     
    Depois de meses dedicados à programação e à construção dos robôs, estudantes de diferentes nacionalidades competem com as suas criações.
     
    Em outras competições da categoria ao redor do mundo, alunos brasileiros já levaram mais de 70 prêmios. A segunda modalidade é a competição Off Season da First Robotics Competition (FRC), que terá 28 equipes brasileiras, e é conhecida como a "Olimpíada dos Robôs".
     
    Horários de visitação do público
     
    Sexta: 13h às 16h
    Sábado: 8h às 18h
    Domingo: das 8 às 17h
     
    Atividades abertas ao público geral
    O Programa ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI – promove iniciativas que aplicam a arte contemporânea às áreas da ciência, engenharia, matemática e linguagens, com objetivo de propor novas formas de ensinar, aprender, pensar, criar e produzir conhecimento nas escolas. No festival, as oficinas criativas combinam lazer, criatividade e didática. As oficinas estarão abertas durante o horário de visitação do público e são sujeitas à lotação.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Bienal Carioca de Arte Indígena terá exposições, oficinas, rodas de conversa e cantos de rituais
      Saiba Mais
      Vermelho Verbo, um recital sobre ser mulher e ser poesia, curta temporada
      Saiba Mais
      Encontro Nacional de Bambas: oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO