ARTE E CULTURA >> Evento

  • Filhos de Gandhi celebra seus 70 anos com uma série de eventos culturais no Rio de Janeiro

    Da Redação em 22 de Junho de 2023    Informar erro
    Filhos de Gandhi celebra seus 70 anos com uma série de eventos culturais no Rio de Janeiro

    Foto: Rodrigo Moraes

    Local: MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
    ENDEREÇO: R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
    Após ter suas festividades interrompidas devido à pandemia da Covid-19, Os Filhos de Gandhi, tradicional bloco de embalo fundado em 1951, celebrará seus 70 anos com uma série de eventos que prometem encantar os amantes da cultura afro-brasileira.
     
    Para marcar a ocasião, um projeto especial foi idealizado com o intuito de preservar e difundir a história do Afoxé Filhos de Gandhi. Com registros fotográficos e vídeos capturados ao longo dos anos, o projeto apresenta um documentário que conta a trajetória da agremiação, incluindo eventos marcantes como a Lavagem do Monumento de Zumbi dos Palmares, o Balaio das Yabás, o Dia Nacional do Samba e a Procissão de Yemanjá, entre outros.
     
    Além disso, foram realizadas pesquisas nos Arquivos Públicos e Privados da cidade para reunir todo tipo de material referente ao bloco no passado. O objetivo é transformar o site da instituição em um verdadeiro acervo da memória dos Filhos de Gandhi, disponibilizando informações e conteúdos históricos para o público interessado.
     
    Dentre as principais ações do projeto, destacam-se a exibição do longa-metragem que contará a história do bloco, a modernização do site com a inclusão dos materiais de arquivo e a realização de quatro apresentações presenciais no Museu de História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB).
     
    A apresentação final será precedida por uma mesa de debate que discutirá a importância dos blocos de embalo no carnaval carioca. Tanto a mesa de debate quanto a apresentação serão registradas em vídeo e disponibilizadas no YouTube para que o público possa acessar mesmo à distância.
     
    PROGRAMAÇÃO
     
    23 de julho
    Apresentação do Novo Site do grupo/ Estreia do Documentário – “Afoxé Filhos de Gandhi – 70 anos de Carnaval”, Mesa de Debate após o filme e em seguida: Apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi no auditório do Museu. Degustação de Cachaça com Rapadura no Coquetel do evento. O debate terá tradução simultânea em Libras
    Horário: 12h às 17h.
     
    24 de junho
    Cortejo para Xangô percorrerá as ruas do bairro, com o Afoxé Filhos de Gandhi e a Quilombike, iniciando no MUHCAB e terminará na Praça da Harmonia.
     
    25 de junho
    Afoxé Filhos de Gandhi marcará presença na Feira Crespa que homenageará o orixá Xangô e contará com uma roda de samba, barracas de comidas típicas e vendas de produtos afro. Após o seminário com a filósofa brasileira Katiuscia Ribeiro, o Afoxé Filhos de Gandhi fará uma roda de samba até às 21h. 
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Festival Multiplicidade: alta tecnologia e ancestralidade para refletir sobre favela e decolonialismo digital
      Saiba Mais
      3º Congresso Brasileiro da Cultura Rio 2023 tem programação gratuita no MAR
      Saiba Mais
      UniArt 2023: Primeiro Encontro de Empreendedorismo nas Indústrias Criativas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO