ARTE E CULTURA >> Evento

  • Fim de Semana no MAST

    Agenda Bafafá em 10 de Março de 2020    Informar erro
    Local: MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
    ENDEREÇO: Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão
    CONTATO: 21 3514-5229 e 3514-5299
    DATA : 14/03/2020 HORA : 14h VALOR : Grátis
    DATA : 15/03/2020 HORA : 14h VALOR : Grátis
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O público poderá mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo.

    É uma oportunidade para conhecer também a exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria com o Museu Nacional/UFRJ e que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.

    As ilusões de óptica têm fascinado crianças e adultos há séculos. por isso, às 15h30, tem a atividade Jogando com a Ciência com o tema A Óptica no Dia a Dia, apresentando uma dinâmica divertida com os jogos Labirintos Ópticos e Ilusões de Óptica. O público vai se divertir com muitas curiosidades que aproximam os jogos da realidade. Será possível interpretar imagens incorretamente, avaliando paradoxos visuais que levam a questionar a aparência real de cada uma delas.

    Já no fim do dia, às 17h30, tem uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu (POC). Para orientar os visitantes, os astrônomos e mediadores do museu realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

    No domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro da cúpula são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA