ARTE E CULTURA >> Evento

  • Fim de Semana no MAST

    Agenda Bafafá em 17 de Dezembro de 2020    Informar erro
    Local: MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
    ENDEREÇO: Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão
    CONTATO: 21 3514-5229 e 3514-5299
    DATA : 19/12/2020 HORA : 14h VALOR : Grátis
    DATA : 20/12/2020 HORA : 14h VALOR : Grátis
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Ciência e cinema são os elementos principais deste sábado (19) e domingo (20), último fim de semana de atividades de 2020 no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Por meio da sétima arte, o público vai poder se divertir com um conteúdo que traz lições científicas de forma lúdica e criativa!
     
    Vale lembrar que, para acessar o MAST, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe.

    O MAST abre suas portas a partir das 14h para que o público tenha a oportunidade de ver, tocar e tirar a sua foto ao lado do segundo maior meteorito encontrado no Brasil, o Santa Luzia de Goiás! O objeto espacial, de aproximadamente duas toneladas, está exposto e acessível em frente à fachada principal do MAST para apreciação dos visitantes.
     
    Ele integra a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe 39 peças em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

    No sábado (19), a partir das 18h, tem edição especial do Cinema no Gramado que, além de exibir as produções do Science Film Festival – maior festival internacional de filmes de ciências do mundo –, também apresenta a animação O Show da Luna ao ar livre!
     
    A criançada vai se divertir com esta garotinha curiosa, que está sempre questionando sobre o mundo, fazendo do planeta Terra um grande laboratório gigante onde todos os acontecimentos são fenômenos a serem investigados. Produzida pela TV PinGuim, O Show da Luna é uma série composta por episódios de 11 minutos de duração cada.

    A atividade é uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. O conteúdo dos vídeos de curta duração é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência a partir da faixa infantojuvenil.

    Confira abaixo a sinopse dos curtas do Cinema no Gramado que serão exibidos:

    Show da Luna – Episódio Sol vai, noite vem! (atração extra)
    A tarde cai no quintal de Luna, enquanto ela ajuda seu pai a colher tomatinhos na horta. Ao observar maravilhada o pôr do sol, Luna se depara com uma questão: Pra onde o sol vai quando a noite vem? Luna convida Júpiter e Cláudio para fazer de conta que são foguetes espaciais, numa incrível aventura à procura do sol.

    Science Film Festival

    - Casa do Pequeno Cientista - O segredo das cores
    O filme tailandês exibe o programa que incentiva crianças em idade pré-escolar para experimentar a ciência de um jeito divertido. Neste episódio, elas vão brincar e descobrir como as cores funcionam.
    - Knietzsche e o meio ambiente
    A produção alemã conta a aventura do menino Knietzsche, que acredita que a proteção do meio ambiente é importante, mas nem sempre fácil. Muitas coisas que os humanos gostam de fazer geram lixo ou poluem o ar. O curta aborda temas como resíduos de embalagens, poluição do ar, consumo e aquecimento global.

    - Planeta Darwin
    O sapo Darwin é muito curioso e vai explorar o mundo ao seu redor, aprendendo sobre cuidados ambientais e o que fazer em caso de desastres, além de formas de enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

    - Experimenta - a ciência das crianças
    Yilesca e Manuel vivem em Cachiyuyo, uma cidade no norte do Chile, e estão prontos para ter uma grande experiência: eles verão um eclipse total do sol e querem entender como e porque a escuridão total ocorrerá.

    - Esquadrão Bizarro - Licença para a ciência
    A produção canadense conta a história da aluna Oona, que precisa passar no teste do diretor do laboratório ou corre o risco de ser expulsa do Esquadrão Bizarro, um grupo de estudantes.
    Observação: A realização do Cinema no Gramado está sujeita às condições climáticas. Caso chova, a sessão da Mostra Science Film Festival será exibida no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares), seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.
     
    Já no domingo (20), além das exposições, o público vai poder viajar no mundo da astronomia na sessão do Planetário Digital! Adequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibe as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. O programa Stellarium será projetado para simular o céu ideal, sem poluição luminosa, para reconhecimento de constelações, movimento aparente das estrelas e planetas!
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA