No Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverá, nesta terça, uma visita especial ao Museu e ao Acervo e Memória da instituição.
A programação, que passará a ocorrer bimestralmente, combina um percurso mediado pelos espaços expositivos do Museu do Jardim Botânico com uma visita guiada ao Galpão Acervo e Memória, apresentando ao público peças históricas e culturais que fazem parte da trajetória de mais de 200 anos do Jardim. A atividade é gratuita e acontece das 14h às 16h.
A edição de estreia terá como fio condutor o Dia Mundial da Fotografia, destacando instalações compostas por imagens presentes nas exposições do Museu, como “Jardim de Histórias”.
Em seguida, os visitantes irão percorrer algumas instalações do Acervo e Memória, conhecendo parte do acervo fotográfico histórico do Jardim Botânico, que inclui álbuns, fotografias raras, negativos de vidro e flexíveis, além de câmeras antigas.
O roteiro também contempla instrumentos científicos, documentos de renomados botânicos como João Geraldo Kuhlmann e Graziela Maciel Barroso, pinturas, medalhas e objetos arqueológicos.
Entre as peças em destaque, está uma câmera fotográfica de viagem fabricada no início do século 20 pela alemã Curt Bentzin, acompanhada de tripé e porta-negativo de vidro. O equipamento é representativo do período de transição tecnológica na fotografia, quando a documentação científica ainda dependia de processos fotográficos em chapas de vidro.
A Divisão de Museu e Acervo desempenha papel estratégico na preservação e valorização da memória institucional do Jardim Botânico do Rio, abrigando itens que testemunham a história bicentenária da instituição e seu impacto na botânica, pesquisa científica e conservação ambiental.
A visita guiada e gratuita começará às 14h. Serão oferecidas 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada. O ponto de encontro será a Sala de Acolhimento do Museu do Jardim Botânico.