O espetáculo “Macumba Poética” propõe um ritual teatral público de reencantamento de praças e espaços abertos. Com 13 artistas em cena, música ao vivo e um cortejo que abre os trabalhos, a peça celebra a diversidade cultural brasileira enquanto denuncia a violência do processo de colonização.
A apresentação tem classificação livre, conta com tradução em Libras e mediadores, e dura 60 minutos, com entrada gratuita.
Segundo o ator, músico e diretor Rômulo Sá, “o espaço urbano pode ser visto como lugar da produção, da pressa ou da violência, mas também pode ser vivido como local de encontro, criação e diálogo. Nosso trabalho busca cultivar a via criativa da cidade e, através das artes, reencantar o espaço público”.
A atriz, dramaturga e idealizadora Dilma Mesquita acrescenta: “a peça articula poeticamente a palavra Macumba como símbolo e síntese da força da cultura brasileira que se sustenta justamente no cruzamento de matrizes diversas, africanas, ameríndias e europeias — só a Macumba nos une”.
O projeto é realizado com recursos do Edital Fluxos Fluminenses, integrante da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Serviço
20/09, às 19h – Praça Agripino Grieco (Méier)
21/09, às 16h – Praça Mauá (Centro)