ARTE E CULTURA >> Evento

  • Mapping com imagens de arte na cúpula da FGV ao som da Ensemble de metais e percussão da OSB

    Da Redação em 11 de Setembro de 2023    Informar erro
    Mapping com imagens de arte na cúpula da FGV ao som da Ensemble de metais e percussão da OSB
    Local: Abóbada do auditório da FGV
    ENDEREÇO: Praia de Botafogo 190
    DATA : 11/09/2023 HORA : das 18 às 21h VALOR : Grátis
    Para celebrar o lançamento da FGV Arte na sede da Fundação Getulio Vargas, Praia de Botafogo, o Mapping SuperUber fará um show musical e visual com projeções inspiradas em obras de arte e trilha sonora ao vivo com a Ensemble de metais e percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira, a partir das 18h.
     
    A performance poderá ser vista de todo o entorno da Praia de Botafogo e as projeções continuarão até sexta, dia 15. 
     
    A FGV Arte espaço, criado pela Fundação Getúlio Vargas para a valorização, debate e experimentações artísticas, abre suas portas dia 11 de setembro, na sede da instituição com a exposição “A Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro”, com 45 artistas brasileiros e curadoria de Paulo Herkenhoff. 
     
    O projeto da SuperUber traz uma sequência de animações em 2D inspiradas livremente nas obras de alguns artistas cariocas que fazem parte da exposição como Bokel, Toz, Allan Weber, Adriana Maciel, Heberth Sobral, Latoog, entre outros.
     
    Um dos diferenciais é que as imagens pulsam com a música da Orquestra, criando interação entre as animações e a apresentação musical, como se as obras tivessem ganhado vida. “As animações criam um concerto visual, acionadas a partir das notas de cada instrumento.”, explica Liana Brazil, diretora criativa da SuperUber.
     
    A orquestra, sob o comando de Nikolay Sapoundjiev, será formada por um quinteto de metais (trompa, trompetes, trombone e tuba), bateria e percussão.
     
    O repertório traz uma mistura de ritmos da cultura brasileira, como Trenzinho Caipira e um medley com Samba do Avião, de Tom Jobim; O barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli; Você e eu, de João Gilberto; Samba de Verão, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; e Cidade Maravilhosa, de André Filho, chegando ao funk.
     
    EXPOSIÇÃO E LIVRO
     
    A Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro reúne obras de 46 artistas cariocas:  de origem, de adoção ou visitantes marcados pela cidade. Sem limite geracional ou de linguagem, a mostra ficará em cartaz, de forma gratuita, até final de  novembro na Praia de Botafogo 190. o horário de visitação é de segunda a sexta, das10 às 20h e sábados e domingos, das 10 às 18h.
    Na abertura, às 17h, será lançado o livro Rio XXI Vertentes Construtivas, também sob responsabilidade de Herkenhoff, que além de organizar a obra, dirigiu o projeto editorial junto ao artista e designer gráfico Fernando Leite. 
     
    Abertura:  11/09 às 17h
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Design Week XP” movimenta a Faculdade Hélio Alonso
      Saiba Mais
      7ª Edição do Festival Gamboa de Portos Abertos: oficinas, cortejos e mais de 30 ateliês participantes
      Saiba Mais
      DW! Semana de Design acontece pela primeira vez no Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO