No último fim de semana do Junho Verde, o Museu do Pontal realiza duas oficinas que aliam prática artística e consciência ambiental.
O educador ambiental Renan Braga ensina a cultivar uma Mini Selva Caseira na oficina que acontece no sábado (28), a partir das 16h. Os participantes vão aprender conceitos básicos de paisagismo e levarão para casa uma muda plantada em vaso biodegradável.
Domingo (29), também às 16h, o dançarino e biólogo Luan Gustavo (foto) conduz a oficina Danças Biomáticas. O título da atividade surge de um neologismo que indica a intenção do trabalho com práticas corporais e performáticas inspiradas nos ritmos, movimentos, ciclos naturais, saberes ancestrais e manifestações culturais de cada bioma brasileiro.
Junho Verde é uma campanha apresentada pela Repsol Sinopec Brasil, empresa patrocinadora do Museu do Pontal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Confira a programação deste fim de semana e venha nos fazer uma visita!
Sábado 28 de junho
16h - Oficina Mini Selva Caseira. Livre.
Domingo 29 de junho
10h e 11h - Bebês no Museu do Pontal. Especial Viva o Verde. A partir de 6 meses até 3 anos.
16h - Oficina Danças Biomáticas. Livre.
E ainda: Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Senhas distribuídas 45 minutos antes das sessões.
Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Os arte-educadores da instituição convidam os visitantes a uma viagem cultural, utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, dez mostras estão em cartaz. Cobra Canoa – por Paulo Desana e Larissa Ye’Pa e Jair Gabriel - Imagens da Intuição, inauguradas em abril de 2025 e que seguem até agosto. José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau, que ocupa os jardins do museu com esculturas de grandes dimensões. Além das coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou!; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições.