Os reis magos, as estrelas cadentes e o universo das histórias de Natal continuam embalando os fins de semana do Museu do Pontal.
Na programação de 14 e 15 de dezembro, as crianças vão se divertir com contações de histórias utilizando diferentes técnicas. No sábado (dia 14), às 16h, a atriz Luciana Zule e o músico Beto Lemos, com sua rabeca, vão falar sobre o nascimento, com contos natalinos. No domingo, às 16h, a história “Uma viagem especial de Natal” será narrada através de sombras pelo grupo Pirueta, Arte e Cultura. O público vai se encantar com a menina Celeste, que vê seu pedido de Natal atendido por uma estrela cadente. Toda programação do Museu do Pontal é gratuita.
Os bebês também vão brincar em clima de Natal. A roda de atividades lúdicas Bebês no Museu do Pontal, que acontece todos os domingos em duas sessões, às 10h e às 11h, busca inspiração na cultura popular para celebrar o Natal. Desde que foi criada, em 2023, a roda, que atende a bebês de 6 meses a três anos, está entre as atividades mais disputadas da grade de programações do Museu. Os arte-educadores da instituição desenvolvem brincadeiras simples e populares, além de trabalharem a coordenação motora e a musicalidade dos pequenos. As senhas são distribuídas com 30 minutos de antecedência.
Confira a programação completa!
Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos.
Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação, e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E a individual J. Borges – O sol do sertão.