ARTE E CULTURA >> Evento

  • Obras modernizam museus de Santa Teresa

    Da Redação em 26 de Maio de 2019    Informar erro
    Obras modernizam museus de Santa Teresa

    Dois dos principais museus de Santa Teresa passam por obras que estão modernizando as instalações e prometem muito mais conforto para os visitantes. A intervenção mais profunda acontece no Museu Casa de Benjamin Constant que está fechado há vários meses e tem previsão de reabertura na segunda metade de 2020. As obras do Museu Chácara do Céu irão melhorar muito a acessibilidade ao local com um plano inclinado que vai ligar o Museu ao Largo do Curvelo. Neste caso, não houve o fechamento da instituição que se mantém a pleno vapor.
     
    O Museu Casa de Benjamin Constant teve o telhado trocado, restauração geral da pintura, modernização da rede elétrica, hidráulica e pluvial, restauração dos ladrilhos, pisos, portas e janelas, entre outros. Numa segunda etapa, cuja licitação já está em andamento, serão realizadas obras de recuperação dos jardins e trilhas. Serão trabalhadas a acessibilidade, a sinalização e construídas novas instalações sanitárias. A casa anexa será recuperada com adequação de espaços para criação de reserva técnica e documentação, sala de consulta, salão multiuso, instalações para a área técnica, administrativa, de serviço/apoio e nova bilheteria para o museu.
     
    A Casa de Benjamin Constant é uma pérola que muitos cariocas ainda não conhecem. Em meio à natureza, a casa centenária foi residência de um dos fundadores da República Benjamin Constant e guarda até hoje os objetos do intelectual. Passear pelo local é como entrar num túnel do tempo. Tudo estava preservado como era há mais de 100 anos.
     
    >Rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa
    facebook.com/MuseuCasaBenjaminConstant
     
    No Museu Chácara do Céu as obras são para facilitar o acesso e de ampliação do espaço. No plano inclinado, a estrutura principal já está pronta, a obra está em fase de implementação da cabine, dos trilhos e das duas estações. A construção do Anexo do Céu, assim chamado por conta da localização com uma vista magnífica para a Baia de Guanabara. O novo espaço vai abrigar todos os serviços técnicos do Museu, administração, salas para atendimento a alunos e pesquisadores, contando ainda com terraço, jardim de esculturas, auditório e cafeteria.
    O Museu Chácara do Céu é um dos museus do Instituto de Museus Castro Maya e seu acervo inclui livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em três pavimentos. A casa, cercada por um belo jardim, muito verde e várias obras de arte, tem uma belíssima vista da Baía de Guanabara e do Centro do Rio. O museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, que preservam o caráter de residência do local de forma muito interessante. Abriga obras de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Debret, Djanira, Visconti e Chagal, além das exposições temporárias.
     
    Quem quiser ir de carro, tem estacionamento gratuito do próprio museu e pode aproveitar para ir ao Parque das Ruínas que é ao lado.
     
    Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa (ao lado do Parque das Ruínas)
    museuscastromaya.com.br
    Funcionamento: quartas a segundas das 12h às 17h
    Ingresso: R$ 2 (estudantes, idosos, menores de 12 anos não pagam)
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Design Week XP” movimenta a Faculdade Hélio Alonso
      Saiba Mais
      Infla Park Brasil - Parque de Infláveis gigantes abre as portas no Nova América
      Saiba Mais
      7ª Edição do Festival Gamboa de Portos Abertos: oficinas, cortejos e mais de 30 ateliês participantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO