ARTE E CULTURA >> Evento

  • Ocupação artística leva cultura negra e música para a Praça Afonso Pena

    Da Redação em 30 de Abril de 2024    Informar erro
    Ocupação artística leva cultura negra e música para a Praça Afonso Pena

    Márcia Guzzo, idealizadora da ocupação - Foto de Márcio Grafiiti

    Local: Praça Afonso Pena - Tijuca
    DATA : 03/05/2024 HORA : 15h às 19h VALOR : Grátis
    A Praça Afonso Pena, na Tijuca, será o palco da primeira edição do projeto “Guz, uma ocupação artística de resgate ao movimento Black Rio, de valorização da música e da cultura preta brasileira e universal, idealizada e produzida pela cantora e compositora Márcia Guzzo.
     
    Com diversas atrações culturais gratuitas como DJs, intervenções, shows, cinema e muito mais. No palco, somente artistas mulheres vão dar o tom das atrações.
     
    A tarde começa às 15h, com a DJ Dayna Vision, referência em campeonatos de dança no Brasil, trazendo um pouco da cultura hip hop, reverenciando as batalhas de breaking e sob influência dos vinis. Dayna Vision já realizou ações para marcas como Budweiser, Centauro, Banco do Brasil, Spotify, Monster, Afropunk RJ e Valorant.
     
    Depois, às 16h, a historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações étnico/raciais, atual Presidente do Conselho de Governança do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e colunista do site Congresso em Foco na coluna “Olhares Negros”, Wania Sant’Anna, uma das maiores referências na luta antirracista,  vai falar sobre perspectivas do movimento negro.
     
    Depois, às 17h, é a vez do show de Márcia Guzzo, em comemoração aos seus 10 anos de produção fonográfica. Márcia e sua banda, composta totalmente por mulheres, apresentarão canções autorais e clássicos da black music das décadas de 70 a 80 com um toque contemporâneo. Entre as canções, faixas do EP “Udayara” e do disco “Leve”. O show contará também com interpretação de libras.
     
    Fechando a tarde, haverá a exibição de documentários produzidos pelo Coletivo Anti-Cinema da Baixada Fluminense, liderado por Márcio Graffiti, que remetem à organização do movimento Black Rio e seus desdobramentos nos dias atuais. Estão previstas as exibições dos filmes “Um dia com os blacks que ainda existem” e “Funk-se 2.0”.
     
    “O projeto levará à Zona Norte muita música, cinema e saber histórico, por meio de atividades artísticas e culturais que ressaltam o orgulho negro sob uma ótima feminina, no Rio de Janeiro. A região também foi escolhida por ter uma importância histórica para a formação de músicos como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Erasmo e Roberto Carlos, Sandra de Sá e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento do movimento”, explica Márcia Guzzo, que também é moradora do bairro.
     
    A banda de Márcia Guzzo é composta por Sandra Nisseli (contrabaixo elétrico), Georgia Camara (bateria), Gláucia Negreiros (piano) e Nayara Danielly (sax e áudio).

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      7ª Edição do Festival Gamboa de Portos Abertos: oficinas, cortejos e mais de 30 ateliês participantes
      Saiba Mais
      Exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju: últimos dias no MAC
      Saiba Mais
      Queerioca agita com música, teatro, exposição e até exibição dos Jogos Olímpicos
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO