A exposição Orquídeas na Primavera movimenta o Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento, uma variadíssima e colorida mostra com mais de 100 espécies, é organizado pela OrquidaRio – Orquidófilos Associados, e oferece também venda de plantas, workshop de cultivo e oficina de ilustração botânica.
Esta edição da exposição, a segunda do ano, destaca as orquídeas do gênero Encyclia e também a Cattleya schilleriana, e tem como tema “A riqueza da nossa biodiversidade”. Encyclia é um gênero originário da América Tropical e as 48 espécies, ao todo, ocorrem praticamente no Brasil inteiro, abrangendo quase todos os estados, nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Essa orquídea encontra seu habitat desde o nível do mar até 2000 metros de altitude e são plantas sempre agradavelmente perfumadas no horário em que seu polinizador está ativo. Algumas florescem em qualquer época do ano, a maioria na primavera.
Cattleya schilleriana é uma orquídea nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Seu principal habitat se situa no estado do Espírito Santo, onde tem uma dispersão muito limitada (quatro a cinco municípios), ou seja, um habitat muito restrito, vegetando principalmente entre 400 m e 800 m de altitude, em um vale direcionado para o Atlântico, um ambiente extremamente úmido, sobretudo durante os meses mais quentes. As flores se abrem após as pesadas chuvas da primavera, mas podem também começar a abrir em junho e julho (inverno). Suas flores são pintalgadas e possuem perfume. Ocorre também em uma área no estado da Bahia.
Veja também a programação de oficinas em cada dia do evento:
Sábado 22/10
10h - Oficina de “Ilustração Botânica de Orquídeas” com Dulce Nascimento (até 10 alunos)
Domingo 23/10/22
10h – Workshop “Cultivo de orquídeas” com prof. Ricardo Figueiredo.
Exposição Orquídeas na Primavera
Dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022, das 8h às 17h.
Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.