Entre os dias 3 e 6 de julho, das 10h às 18h, a Ilha de Paquetá será palco do Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação.
Este ano, o evento sedia o XXII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, reunindo autores de diversas regiões do país, com participação especial de poetas capixabas da ACLAPTCTC (Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores) e da APPERJ (Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro).
Gratuito e aberto ao público, o festival promete transformar a charmosa ilha em um verdadeiro reduto de literatura, arte e encontros intergeracionais.
A programação, voltada para todas as idades, acontece na Casa de Cultura José Bonifácio – Museu de Comunicação e Costumes, e inclui saraus ao pôr do sol, caminhadas poéticas, rodas de conversa, declamações de poesias e trovas aos pés do lendário Baobá (Maria Gorda), além de atividades específicas para o público infantojuvenil.
“Paquetá respira poesia. É uma ilha com alma cultural, e o evento é uma oportunidade de reunir poetas, escritores, contadores de histórias, estudantes, professores e moradores para celebrar a força transformadora da palavra”, destaca Claudia Luna, coordenadora do Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação.
Mais do que uma celebração literária, o festival reafirma o compromisso com a formação de leitores, a valorização da literatura brasileira e o diálogo entre diferentes linguagens e gerações. Outras ações estão previstas até o fim do ano, como parte do projeto.
Vale lembrar que o projeto Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação, da ONG O Nosso Papel, foi aprovado no edital “Rio Capital Mundial do Livro 2025”, título concedido pela UNESCO à cidade do Rio de Janeiro.