De 14 a 18 de outubro, o Festival Pianópolis transforma o Rio de Janeiro em um grande palco para celebrar a música, a memória e a diversidade sonora. Inspirado na tradição que fez da cidade a “Cidade dos Pianos”, o evento leva recitais, concertos didáticos e encontros musicais a cafés, escolas, estúdios e praças.
O ponto alto será no sábado, 18 de outubro, com “Um Rio de Piano”, maratona gratuita na Cinelândia, das 11h às 18h, reunindo mais de 20 pianistas e grupos.
Realizado de forma colaborativa e independente, o festival conta com uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria, que garante estrutura, acessibilidade e programação gratuita. Contribuições pelo link acima
Entre os destaques, está o concerto didático “Pianópolis: A História nas Teclas”, com Maria Teresa Madeira, no Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro (Higienópolis), 1º de outubro, às 18h. O repertório percorre do cravo ao choro, revelando o papel do piano na formação da música brasileira.
Idealizado pela À La Bangu Estúdio, Pianópolis propõe uma nova ocupação do espaço urbano, colocando o piano no centro da vida cultural carioca e reafirmando a alma sonora da cidade.
Programação
TERÇA (14/10) |19h
"Rio de Janeiro, Pianistas e Pianeiros"
Recital - palestra com Raquel Paixão, explorando a efervescência pianística do século XIX.
Local: Sala Esther Scliar - Escola de Música Villa-Lobos (Centro)
QUARTA (15/10) |19h
"Piano Samba Trio"
Com Pedro Santos, Adaury Mothé e Luiz Otávio, celebrando os lendários trios de samba jazz.
Local: Café Caruá (Laranjeiras)
QUINTA (16/ 10) | 18h
"Pianópolis: A História nas Teclas"
Concerto didático com Maria Teresa Madeira.
Local: Projeto Rio de Música - Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro (Higienópolis)
SEXTA (17/10) |19h
Noite À La Bangu (Laranjeiras)
Encontro intimista no Estúdio À La Bangu, conduzido por Leo de Freitas, reunindo artistas e produtores que mantêm viva a tradição pianística carioca, entre eles Cacala Carvalho, PC Castilho e José Staneck.
Programação principal
"Um Rio de Piano"
Cinelândia - ao ar livre, no Centro do Rio.
Sábado, 18 de outubro |11h às 18h | Entrada gratuita | Classificação livre
11h - Encontro de Corais
Abertura com Cant'duRio, Coro da Ladeira e ASV, unindo canto coral e piano em um mesmo diálogo musical.
13h - Mostra "Foi o Piano"
Castelo Branco, Antonio Fischer Band, Jota Moraes, Thalyson Rodrigues, Cláudia Jam session com Caio Senna, ltamar Assiere, Antônio Guerra, Verônica Fernandes, Fernando Leitzke, Monique Aragão, Ana Azevedo e Leandro Braga - um encontro de
gerações e estilos.
15h - Mostra Carioca
A nova geração do piano em destaque: Francisco Ryu, Pedro Vinicius, Dani Tavares, Samuel Siciliano, Cadu Fausto, Tomas Gonzaga, Rodrigo Braga, Inês Assunção, Ciro Magnani, Deborah Levy e João Braga.
17h - Um Piano no Samba
Encerramento com o grupo Raízes de Ubuntu, fundindo a tradição do samba à sonoridade do piano.
Locais: Cinelândia (em frente à Banca do André), Escola de Música Villa-Lobos, Café Caruá, Projeto Rio de Música, Estúdio À La Bangu