Música e artes plásticas na Semana Santa em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, com o evento Pintando Sons – 1ª Mostra de Música e Arte com entrada gratuita na Galeria de Artes e Ateliê Paulo Ritter.
Com direção musical de Rodrigo Garcia, curadoria de artes de Ana Ritter e produção executiva de Claudia Castañon (Viva Lumiar / ArteFoto), Pintando Sons – 1ª Mostra de Música e Arte reúne novos e antigos talentos do cenário musical e das artes plásticas de São Pedro da Serra e Lumiar, distritos da região serrana de Nova Friburgo. Todos os artistas são radicados nessas localidades.
A programação musical consiste em cinco shows:
- “Eu não Escolhi ser Andarilha”, Jhasmina – voz e violão;
- “Hoje Eu Corri Feito um Rio”, Gui Fleming – voz, guitarra e violão;
- “Viola Intrometida”, Jander Ribeiro – viola elétrica e Rodrigo Garcia – viola e violão;
- “Flor do Destino”, Thays Sodré – voz e percussão;
- “Sarau de encerramento”, show onde todos os músicos se reúnem e compartilham o palco, apresentando músicas de seus repertórios, fechando o projeto Pintando Sons.
Já as exposições de artes plásticas apresentam trabalhos dos artistas Martina Carvalho (aquarelas) e Bastian Martinez (marionetes) e abrem no primeiro dia do evento (28), a partir das 10h, e poderão ser visitadas durante toda a mostra no horário de 10h às 22h.
Haverá intervenção dos artistas plásticos durante o evento, Martina irá pintar ao vivo e Bastian manipular as marionetes. As peças de Paulo Ritter e Ana Ritter que têm exposição permanente poderão ser vistas no mesmo horário.
A região de São Pedro da Serra e Lumiar é conhecida pela natureza exuberante, potencial turístico, gastronomia rica e por sua vocação artística. O músico Rodrigo Garcia, estabelecido na região serrana desde 1995, fundador do selo Porangareté - é quem assina a direção musical de Pintando Sons – 1ª Mostra de Música e Arte e com Jander Ribeiro apresenta o show Viola Intrometida, uma das atrações da mostra.
Jander Ribeiro que participou da histórica cena do rock de Brasília nos anos 80 na formação original da banda Plebe Rude - vive hoje em Lumiar com trabalho musical dedicado à viola caipira e aos ritmos brasileiros e latino americanos. Jhasmyna, Thays Sodré e Gui Fleming representam a nova geração da MPB em Nova Friburgo.
A mostra acontece em um espaço muito simbólico para a comunidade artística de São Pedro da Serra: o Ateliê e Galeria Paulo Ritter. Ao longo de 2023 aconteceram algumas edições independentes do projeto Pintando Sons em formato reduzido. Houve uma resposta muito positiva do público que gostou da ideia de um evento musical dentro de uma galeria de arte.
Oficinas de arte gratuitas
Como contrapartida social, Pintando Sons – 1ª Mostra de Música e Arte vai oferecer, em abril, 02 (duas) oficinas de artes gratuitas no ateliê dos artistas plásticos Paulo Ritter e Ana Ritter, com carga horária de 3h/aula, para 02 (duas) turmas de até 10(dez) alunos da rede municipal e faixa etária de 10 a 12 anos.
Nas oficinas, os alunos farão uma visita guiada pelo ateliê onde recebem noções básicas e aprendem com o artista Paulo Ritter o passo a passo da arte de confecção de esculturas com material reciclável. Com a artista/ceramista Ana Ritter, conhecem as técnicas de pintura em cerâmica, além de exercitarem na prática o aprendizado pintando uma pequena peça de cerâmica inspirada no tema do projeto.
Mais informações: Facebook: Pintando Sons / Instagram: @pintando_sons