O Museu do Pontal entrou em clima de férias! A partir do dia 16 de janeiro até 2 de fevereiro, a casa da arte popular brasileira receberá os pequenos com uma programação intensa de oficinas, espetáculos circenses, brincadeiras e jogos coletivos na horta e no jardim, com direito a banho de mangueira ao final das atividades.
Tudo de quinta a domingo, a partir das 10h. A programação é gratuita, porém, as crianças devem contar com a presença de um responsável.
Nas manhãs de quintas e sextas, o Instituto Moleque Mateiro realiza atividades recreativas com educação ambiental das 10h às 12h. E, nas tardes de quintas e sextas, das 16h às 18h, os arte-educadores do Museu e convidados farão oficinas e promoverão jogos coletivos ao ar livre, no amplo jardim do museu. Nos sábados e domingos, oficinas e espetáculos circenses e musicais, como o show de Bethi Albano e Quintal Mágico, no dia 26, às 16h.
As visitas musicadas e o baú de brinquedos populares, que disponibiliza para os pequenos brinquedos tradicionais, acontecerão todos os dias, com horários especiais para este período de férias.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio.
Programação de FÉRIAS NO MUSEU DO PONTAL
16/01 – Quinta-feira
Das 10h às 12h – Horta Caseira e os 5 Sentidos - Oficinas com Moleque Mateiro
Oficina de plantio na horta
Atividades sensoriais com plantas aromáticas
Banho de mangueira
Tobogã
Às 16h – Oficina Teatral Popular - Os arte-educadores Pedro Cavalcante e Lena Farias farão uma oficina de teatro com a temática do Bumba meu Boi. Os participantes farão diversos jogos teatrais e utilizarão o teatro do boi para trabalhar a construção dos personagens.
Dia 17/01 – Sexta-feira
Das 10h às 12h – Conhecendo Flor, Fruto e Sementes - Oficinas com Moleque Mateiro
Oficina de Pintura com elementos naturais
Impressão botânica
Banho de mangueira
Às 16h – Oficina e Revoada de Pipas - Max e Silvia, campeões mundiais de Pipas Artísticas, farão uma oficina de confecção de pipas. Ensinarão também os participantes a soltarem suas pipas e empinarem os seus feitos no céu.
18.01 – Sábado
Às 10h - Oficina de Acrobacia em solo com Aipim e Uni - A oficina de acrobacia em solo introduz os alunos a movimentos básicos de flexibilidade, força e equilíbrio. As atividades são planejadas para promover o desenvolvimento físico e a consciência corporal, utilizando técnicas de alongamento, exercícios de solo e saltos controlados. A partir de 5 anos.
Às 16h - Asfalto – Estreia do espetáculo circense dos artistas Palhaço Aipim (Davi Maia) e Palhaça Uni (Elisa Caldeira), ambos reconhecidos por suas habilidades acrobáticas com pernas de pau. A obra coloca esse brinquedo ancestral no centro da cena, combinando a adrenalina dos esportes radicais com as brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira e da palhaçaria.
19.01 - Domingo
Às 16h – Espetáculo Ciência ou Mágica - Os mágicos Patrick e Paola apresentam diferentes números de mágica, empregando diversas variações da matemática, química, física, entre outras. O show propõe desafios com o público.
Dia 23/01: Quinta-feira
Das 10h às 12h – Consumo Sustentável e Bioarte - Oficinas com Moleque Mateiro
Biojoias com sementes e cerâmica
Banho de mangueira
Às 16h – Oficina Brinquedos Cantados - Oficina com brincadeiras musicais, ritmos corporais, cantigas de roda e folguedos, que revivem identidades da Cultura Popular através de elementos sonoros e sensoriais. Com os arte-educadores do museu, Lídia Quadros e Luizão Santos
24.01 – Sexta-feira
Das 10h às 16h: Diversão e Arte com a Terra - Oficinas com Moleque Mateiro
Oficina de Bioescultura
Banho de mangueira
Tobogã
Às 16h – Oficina Brinquedos que Conectam- O artesão Fernando Ferreira ministra a oficina de brinquedos populares, como pé de lata e vai-e-vem. As crianças vão perceber o valor do brinquedo popular como instrumento de sociabilidade na infância e irão montar e pintar um boneco de madeira 100% reciclado.
25.01 – Sábado
Às 10h – Roda Ser Cultural Oficina de Perna de pau e Brincadeiras Populares – Oficina, desenvolvida pela artista ClaCla Pacheco, para crianças de 5 a 12 anos. Os participantes irão se deslocar em cima da perna de pau e pés de lata, explorando as possibilidades de seu corpo, com progressiva desenvoltura.
Às 16h – Oficina de Malabarismo - Patrick Nogueira ministra essa oficina em que os participantes poderão conhecer um pouco das técnicas de malabarismos com bastões chineses, uma técnica que permite que todos os participantes, de várias idades, aprendam truques básicos, desenvolvendo a expressão, a coordenação, concentração.
26.01 - Domingo
Às 16h - Show Bethi Albano e O Quintal Mágico - O Quintal Mágico é um show interativo, realizado pela cantora e instumentista Bethi Albano e banda, que reúne música, dança e brincadeiras cantadas, oferecendo às crianças e suas famílias uma rica pesquisa sobre cultura popular.
Dia 30/01 - Quinta-feira
Das 10h às 16h: O Mar e a Década do Oceano - Oficinas com Moleque Mateiro
Jogo da memória da Baía de Guanabara
Desafio coletivo afunda ou boia
Banho de mangueira
Tobogã
Às 16 – Oficina Musical Popular Recicla Som - Os arte-educadores do Museu ministrarão uma oficina de confecção de instrumentos musicais utilizando garrafas pet. Em seguida, utilizarão os instrumentos confeccionados para reger uma orquestra rítmica, utilizando ritmos de manifestações populares, o canto e a percussão corporal
31/01 – Sexta-feira
Das 10h às 16h: Horta e Dispersão de Sementes - Oficinas com Moleque Mateiro
Oficina de bomba de sementes
Manejo na horta
Banho de mangueira
Às 16h – Pintura com Tintas Naturais: As cores da Terra no Artesanato Brasileiro - Oficina desenvolvida por Jhon Bermond. As crianças vão aprender a preparar e pintar com tintas da terra (Geotintas) figuras e personagens do universo criativo do Mestre Vitalino, observando e aprendendo sobre cultura popular através do artesanato brasileiro.
01/02 – Sábado
Às 10h – FazBola – Oficina de Bolhas de Sabão - Clariana Maia, especialista em bolhas de sabão, vai proporcionar aos pequenos e suas famílias a experiência de desenvolver bolhas de sabão de diferentes tamanhos e formatos com brinquedos diversos.
Às 16h – Fala Bicho! – Espetáculo com música e histórias, com o grupo Costurando Histórias. As tramas de Ruth Rocha, Silvia Orthof e Leonardo Boff fornecem linhas e panos para as costuras do grupo.
02/02 – Domingo
Às 16h - Meu Pequeno Circo Mágico - Show de mágicas com o mágico Marcos Griot.
E ainda: Atividades Fixas - Especial Férias
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos.
Visita Musicada – Qui, às 14h. Sex, às 15h. Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu.
Baú de brinquedos populares – Qui, às 12h. Sex, às 17h. Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação, e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E a individual J. Borges – O sol do sertão.
Sobre o Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.