Recém-inaugurado no Centro do Rio, Queerioca, centro cultural LGBTQIAPN+, presenta diversas atrações entre os dias 24 e 27 de julho, de quarta a sábado, incluindo música, cinema, teatro, poesia, literatura e artes visuais. Vale conferir!
24/07 I quarta-feira I 20h30 [Música]
Rozan - show “Sons da Encruzilhada” | Gratuito
O show SONS DA ENCRUZILHADA, do artista Rozan, é um aquecimento para o lançamento do seu EP homônimo. Um projeto que fala da importância da negritude gaúcha para a cultura e cidadania brasileira e apresenta a encruzilhada de ritmos que identificam a nossa MPB. A apresentação também conta com um repertório cover e performances de sapateado, marca registrada do artista.
25/07 I quinta-feira I 19h I [Queerioca Cine]
Exibição de “PInk Flamingo”. de John Waters (1972) | Lotação: 50 pessoas I R$20 (pix ou dinheiro)
Uma mulher obesa e bizarra e sua família desajustada competem com um casal envolvido com pornografia e narcotráfico pelo título de `Pessoa mais Repugnante do Mundo', concedido por um tabloide americano.
Elenco: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce
Vencedor do National Film Preservation Board, USA 2021 na categoria National Film Registry
25/07 I quinta-feira I 20h30h [Música]
Forró LGBT+ feito por mulheres, com Eliza Rosa | Gratuito
Eliza Rosa é multiartista, cineasta, compositora, e constrói espaços seguros para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ através da música. O forró da Eliza Rosa é um projeto de música com orgulho, representatividade e força feminina. O repertório passa por diversos clássicos do gênero, tocado por uma banda completamente feminina.
Uma das atrações mais movimentadas da casa e sucesso em edição especial no meio da última semana, desta vez o forró LGBT mais querido do Centro do Rio se desloca do sábado para a quinta-feira, quando também contaremos com a brincadeira do correio do amor!
26 e 27/07 I sexta-feira e sábado I 19h [Teatro]
Peça “Mahatma Andy e a Batata Filosofal” I Valor R$ 40,00 (pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas
Mahatma Andy e a Batata Filosofal é um mocumentário (gênero que, deliberadamente, incursiona pelo território da dúvida) em formato de comédia desenvolvido e realizado pelo ator e diretor Andy Gercker. O projeto une humor, neurociência, história e filosofia. A narrativa revela a surpreendente jornada do comediante brasileiro que recebeu da ONU um título de Mahatma (Grande Alma) e o desafio de conquistar a sua tranquilidade interior. Encontrando eco no século iluminado, quando um príncipe, após o trauma de se tornar Rei, em seu processo de reabilitação psicológico e emocional, decide construir Sans Souci. Um palácio de não preocupações e um refúgio para atravessar tempos difíceis.
Com elementos de humor, representatividade LGBT+ e conhecimento em neurociência, Andy Gercker, ator popularmente conhecido por seus personagens cômicos na televisão, como o Maico Marrone do seriado Tô de Graça, traz toda sua experiência para este que é o seu quarto espetáculo solo. O projeto fez sua estréia na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) em novembro de 2023.
26/07 I sexta-feira I 19h30 [Olimpíadas]
Projeção na rua da abertura das Jogos Olímpicos de Paris 2024 | Gratuito
Historicamente as Olimpíadas são marcadas por momentos emocionantes de resiliências, conquistas, superações e glórias, inclusive para a população LGBTQIAPN+, cada vez mais representada na nossa e nas mais variadas delegações mundo afora. Os frequentadores do Queerioca poderão torcer pelos super atletas brasileiros e acompanhar o melhor dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 através de exibições realizadas em meio à programação cultural do espaço. A primeira delas será a sempre deslumbrante Cerimônia de Abertura, que desta vez acontecerá ao longo do célebre Rio Sena, que corta a cidade de Paris, capital do esporte mundial ao longo do mês de agosto.
26/07 I sexta-feira I 21h [Música]
Show da banda Futura, em formato duo com Angeliq Farnocchia e Nayara Danielly | Gratuito
FUTURA nasce do encontro de duas artistas travestis no Rio de Janeiro. Nayara Danielly, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical carioca e Angeliq Farnocchia, cantora e pianista paulista. As duas apresentam um espetáculo ímpar, que impressiona e emociona à todes. Ao ver os teclados, violão, contrabaixo, percussão, saxofone e flauta transversal sobre o palco, o público já se dá conta da sofisticação sonora antes mesmo da primeira nota. No repertório, composições autorais que abordam temas relacionados à realidade da dupla, como a transição de gênero, as dificuldades de acesso das mulheres trans ao mercado de trabalho e a uma vida digna, a violência contra a mulher, histórias de amor, de luta e sobrevivência, e intimidades que ambas revelam como representantes da comunidade LGBTQIAP+.
O show também inclui canções que viraram sucesso na voz de artistas consagrados como Alcione, Gal Costa, Elis Regina e outras. FUTURA evoca as sensibilidades de ser e existir em corpos apagados pela sociedade. FUTURA é a potência do futuro em formas femininas: é sobre a construção de possibilidades, a criação de pontes afetivas, a conexão de pessoas e lugares através da arte dos sons, e principalmente, é sobre a coragem de ser você mesma, brilhar e ser luz.
27/07 I sábado I 11h [Queer Mirim]
Encontro aberto do grupo Mães pela Diversidade | Sujeito à lotação I Gratuito
A Associação Mães pela Diversidade é uma organização não-governamental nacional que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+. No Rio de Janeiro, o coletivo atua no acolhimento de mães e pais, na sensibilização de agentes de saúde, de educação, do judiciário e do legislativo, e na divulgação de informações e depoimentos que tentam transformar a sociedade em um ambiente mais respeitoso para nossos filhos/filhas/filhes.
27/07 I sexta-feira I 20h301h [Música]
Roda SambaQueer, com artistas residentes da casa
A Queerioca é um espaço de residência artística para criações individuais e coletivas e, como resultado deste processo, surge a Roda de SambaQueer unindo musicistas que têm desenvolvido seus processos no centro cultural. Angeliq Farnochia e Nayara Danielly, da banda Futura, se unem à Laura Castro, da "Voz de uma Pessoa Vitoriosa" e Eliza Rosa do "Forró da Eliza Rosa" para uma apresentação inédita com repertório de grandes sucessos das diferentes vertentes do samba. Imperdível.
Mostra permanente [Exposição DiferEntre]
Gratuito
Mostra coletiva com obras de 32 artistas contemporâneos cariocas ou residentes no Rio. Fotografias, pinturas, esculturas e instalações de nomes como André de Castro, Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Monica Ramalho, OPAVIVARÁ, entre outros, sob curadoria de Dany Toledo.
Capacidade: 200 lugares
Horário de funcionamento: Quarta a sexta: das 16h à meia-noite | Sábado: das 11h à meia-noite
Instagram: @queerioca