ARTE E CULTURA >> Evento

  • QueeRIOca: Inauguração do primeiro centro cultural voltado para a produção artística LGBTQIAPN+

    Da Redação em 26 de Abril de 2024    Informar erro
    QueeRIOca: Inauguração do primeiro centro cultural voltado para a produção artística LGBTQIAPN+
    Local: QueeRIOca
    ENDEREÇO: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
    DATA : 27/04/2024 HORA : a partir das 11h
    DETALHES: Horário de funcionamento:  Quarta a sexta: das 16h à meia-noite | Sábado: das 11h às 5h | domingo: das 14h à meia-noite 
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Música, artes plásticas, teatro, performance, cinema, literatura, batalhas de slam, programação infantil, gastronomia carioca de rua, festas noturnas e muita boemia ditam o ritmo e dão as cores da QueeRIOca, primeiro centro de referência de arte e cultura  LGBTQIAPN+ do Brasil.
     
    Idealizado pela atriz e fundadora da companhia de teatro os dezequilibrados Cristina Flores e da roteirista, escritora, compositora e atriz Laura Castro, o espaço de 200m2 está instalado em um casarão colonial do século 19, na Travessa do Comércio, n.16, no histórico Arco do Teles, bem ao lado da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.
     
    A QueeRIOca aposta na multifuncionalidade e na interseção de linguagens para se tornar o mais novo ponto de encontro LGBTQIAPN+ da cidade.

    As possibilidades da programação se desdobram em um diálogo plural: uma performance inédita, seguida de uma roda de conversa no piano-bar, uma exposição imersiva em meio a uma festa noturna, o lançamento de um livro ocorre simultaneamente a uma batalha de slam.
     
    Em paralelo, pode-se aproveitar uma sessão de cinema independente ou presenciar uma apresentação teatral inovadora. De repente, surge um animado bate-papo na calçada em meio ao cenário arquitetônico que respira história e, agora, volta a brilhar.
     
    A inauguração da QueeRIOca será no dia 27 de abril, com abertura da exposição DiferENTRE, e um dia dedicado à Zélia Duncan e suas múltiplas expressões artísticas. 

    A iniciativa faz parte do projeto de revitalização da região promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir do edital Reviver Cultural, que busca viabilizar novos empreendimentos no Centro da cidade, a fim de ampliar a oferta cultural da região e recuperar o patrimônio arquitetônico de uma das áreas mais emblemáticas da cidade com base na pluralidade de opções e afinidades de atividades.

    A QueeRIOca conta com uma equipe multidisciplinar, que a partir de uma curadoria residente organiza as programações fixas e flexíveis, com atrações gratuitas e pagas.
     
    Entre os parceiros fixos, estão Tom Grito e Débora Ambrósia, integrantes do Slam  das  Minas  RJ, coletivo poético formado em 2017 que tem como foco o desenvolvimento da potência artística, em especial a poesia falada, de mulheres (cis ou trans/travestis) e pessoas trans (homens trans, transmasculines,  não-bináries, agênero, pessoas queer).
     
    Em 2020, o coletivo recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Município do Rio de Janeiro, a maior comenda da Secretaria Municipal de Cultura.

    No campo das artes visuais, o artista plástico Daniel Toledo, um dos fundadores do coletivo OPAVIVARÁ!, direciona a programação fixa e itinerante, vislumbrando diferentes pontos de vista da pluralidade queer e da cena artística contemporânea.
     
    Sob sua curadoria, nos primeiros três meses de funcionamento a casa abrigará a exposição DiferEntre, reunindo obras de 32 artistas tão diversos quanto o mundo queer é e deve ser, convidando o visitante a entrar e conhecer o espaço.

    Na seara literária, a Livraria Pulsa, original de São Paulo e recém-chegada ao Rio de Janeiro, é pioneira em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, contemplando no catálogo, principalmente, livros escritos por gays, lésbicas e trans. A programação literária também terá como foco atividades e lançamentos para crianças, tendo em vista as famílias homoparentais.   
    Desenvolvido pela Junta Arquitetura, o projeto arquitetônico ousa com o neon high tech, mistura estilos e descontextualiza referências, explorando os espaços que compõem a QueeRIOca a partir dos conceitos de flexibilidade, integração, multifuncionalidade e, acima de tudo, personalidade.
     
    No nível da rua, está localizado um bar que oferece música ao vivo e se estende até a calçada, ocupando a rua, tendo como cenário o casario histórico, onde se destaca logo à frente o antigo sobrado em que morou Carmem Miranda. O subsolo abrigará um teatro, que também pode ser usado como cinema, performance ou pista de dança. Um verdadeiro ambiente cultural multiuso.

     
     
    A inauguração, no dia 27 de abril, sábado, contará com um dia inteiro dedicado às múltiplas expressões artísticas de Zélia Duncan, madrinha da casa, e será marcado também pela abertura da exposição DiferEntre, com obras de 32 importantes artistas contemporâneos, reunindo trabalhos de nomes como Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, OPAVIVARÁ, Pedro Victor Brandão, Ana Alexandrino, Felippe Moraes, João Penoni, Yhuri Cruz, Tom Grito, Victor Arruda, Vinícius Pinto Rosa e Fudida Silk, entre outros talentos.
     
    E muito mais está por vir! Com uma programação intensa, que prima pela diversidade, a QueeRIOca conta com uma equipe multidisciplinar que, a partir de uma curadoria residente, organiza as atrações fixas e flexíveis, gratuitas e pagas. Entre os parceiros estão integrantes do Slam  das  Minas  RJ, o artista plástico Daniel Toledo, os grupos teatrais Buraco da Lacraia e Teatro do Afeto, a Livraria Pulsa, pioneira em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, o produtor e diretor Gabriel Bortolini, o coletivo Mães Para a Diversidade, e as DJs Tata Ogan e Tatiana Supernova. 
     
    Capacidade: 200 lugares

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sesc Verão 2024 tem programação em 28 municípios do estado
      Saiba Mais
      Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Infla Park Brasil - Parque de Infláveis gigantes abre as portas no Nova América
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO