ARTE E CULTURA >> Evento

  • Queerioca tem ótima programação cultural e a primeira edição da Feira Alvoroço com KaraoQueer

    Da Redação em 29 de Maio de 2024    Informar erro
    Queerioca tem ótima programação cultural e a primeira edição da Feira Alvoroço com KaraoQueer

    Foto: Cristina Flores

    Local: QueeRIOca
    ENDEREÇO: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
    DATA : 30/05/2024 HORA : a partir das 19h
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A QueeRIOca, um espaço novíssimo no Centro do Rio, que valoriza a pluralidade e a comunidade LGBTQIAPN+ tem novidade nesta semana: a estreia da Feira Alvoroço, um versão queer da tradicional feira da Praça XV, com direito a KaraoQueer e muita diversão. Além da feira com objetos de arte, impressões, acessórios, utensílios, roupas e mais, aprogramação do feriadãp traz música, artes visuais, teatro, cinema e até programação infantil. É só conferir:
     
    30/05 I quinta-feira
     
    19h [Cineclube Queer]
    Exibição do filme “Corpolítica” (2022) + debate com o diretor Pedro Henrique França e com a vereadora Mônica Benício (PSOL) | Duração:83 min | R$20 (bilheteria, pix ou Sympla I capacidade: 50 pessoas | Classificação: 12 anos

    O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.
    Elenco: Erika Hilton, Monica Benício, Andréa Bak, William De Lucca, Jean Wyllys, Fernando Holiday, Thammy Miranda, Erica Malunguinho
    Prêmios e festivais: Indicado na categoria Melhor Documentário (Prêmio do Júri) e vencedor na categoria Melhor Documentário (Escolha do Público) no Festival Internacional de Cinema Queer de Lisboa (2022); indicado na categoria Melhor Longa Documentário no Chicago Indie Film Awards (2022)
     
    20h30 [Música] 
    Show da banda Futura, com Nayara Danielly e Angelic | Gratuito 

    FUTURA nasce do encontro de duas artistas travestis no Rio de Janeiro. Nayara Danielly, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical carioca e Angeliq Farnocchia, cantora e pianista paulista. As duas apresentam um espetáculo ímpar, que impressiona e emociona à todes. Ao ver os teclados, violão, contrabaixo, percussões, saxofone e flauta transversal sobre o palco, o público já se dá conta da sofisticação sonora antes mesmo da primeira nota. No repertório, composições autorais que abordam temas relacionados à realidade da dupla, como a transição de gênero, as dificuldades de acesso das mulheres trans ao mercado de trabalho e a uma vida digna, a violência contra a mulher, histórias de amor, de luta e sobrevivência, e intimidades que ambas revelam como representantes da comunidade LGBTQIAP+. O show também inclui canções de artistas consagradas. FUTURA evoca as sensibilidades de ser e existir em corpos apagados pela sociedade. FUTURA é a potência do futuro em formas femininas: é sobre a construção de possibilidades, a criação de pontes afetivas, a conexão de pessoas e lugares através da arte dos sons, e principalmente, é sobre a coragem de ser você mesma, brilhar e ser luz.

    30/05 e 31/05 I sexta-feira e sábado I 19h30 [Teatro] 
    Peça “Todos os homens do mundo”, de Cristina Flores
    SEXTAS E SÁBADOS I Valor R$ 40,00 (pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas

    Em uma espécie de Tik Tok adulto, Cristina Flores dubla as vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane, Maria de Medeiros, Barbara Santos, Ishtar Yazin, Laura Castro e Bianca Ramoneda. “Todos os Homens do MUndo” é uma ficção científica feminista distópica, que se passa em 2228, quando todos os homens cis morreram.

    Ficha Técnica:
    Dramaturgia, atuação e direção: Cristina Flores.
    Vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane,Maria de Medeiros, Bárbara Santos, Ishtar Yasin, Laura Castro e Bianca Ramoneda.
    Trilha Sonora: Raif Emerich
    Figurino: Ticiana Passos
    Luz: Bruno Primo de Melo
    Video: João Marcelo Iglesias
    Produção: Kellys Kelfis

    31/05 I sexta-feira I 20h30 [música]
    DJ Set com Eloísa Leão | Sujeito à Lotação | Gratuito

    Eloisa Leão é uma artista que desde nova foi incentivada a viver de seus dons na arte e espalhar seu brilho em todas as suas performances. Multifacetada, atualmente é DJ residente da festa Bebete Vãobora, e segue enchendo o mundo de purpurina também como artista circense, atriz e cantora. No repertório, hits de Duda Beat, Marina Sena, Caetano Veloso, Luedji Luna, Los Hermanos, Cicero, Letrux, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Novos Baianos, Rita Lee, Jorge Ben, Tim Maia, BaianaSystem... e também, Dua Lipa, Angèle, Tame Impala, Metronomy, Sade, Amy Winehouse, Bob Marley, Diminic Fike, Alt-J, Oasis e muito mais…

    01/06 I sábado 
     
    10h às 18h [Feira Alvoroço e KaraoQueer] 

    Objetos, roupas, utensílios, adereços, acessórios, brinquedos, flores, plantas, impressões e muita arte é o que o público vai encontrar nesta primeira edição da Feira Alvoroço. Evento paralelo, é uma espécie de versão queer da tradicional feira que ocupa a Praça XV todos os sábados. Com direito a soltar a voz no KaraoQueer, a Feira Alvoroço é um espaço de encontro e diversão no Centro do Rio. 
     
    11h [Queer mirim] SEMPRE AOS SÁBADOS PELA MANHÃ
    Oficina de JardinArte com Cristina Flores | Sujeito à lotação I Gratuito

    A invenção de um jardim, por menor que seja e do tipo que for, é uma desculpa fantástica para aprendermos juntos a arte do cultivo enquanto falamos de consciência ambiental, ecologia, artes plásticas e cênicas, incentivando autonomias e sustentabilidades em meio a cores e perfumes. Inspirar crianças e jovens a perceber jardinagem como invenção. Traga seu bicho de pelúcia ou seu objeto especial para transformá-lo em um objeto vivo!
     
    14h [Música] 
    Forró da Eliza Rosa | Gratuito 

    Eliza Rosa é multiartista, cineasta, compositora, e constrói espaços seguros para mulheres e pessoas LGBTQIA+ através da música. O forró da Eliza Rosa é um projeto de música  com orgulho, representatividade e força feminina. O repertório passa por diversos clássicos do gênero, tocado por uma banda completamente feminina.
     
    27/04 a 30/06 | mostra permanente [Exposição DiferEntre] 
    Gratuito

    Mostra coletiva com obras de 32 artistas contemporâneos cariocas ou residentes no Rio. Fotografias, pinturas, esculturas e instalações de nomes como André de Castro, Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Monica Ramalho, OPAVIVARÁ, entre outros, sob curadoria de Dany Toledo. 


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Infla Park Brasil - Parque de Infláveis gigantes abre as portas no Nova América
      Saiba Mais
      Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”
      Saiba Mais
      3º Encontro de Motociclistas no Mercado Municipal de Niterói
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO